Economia

Beneficiários de oito cidades da Região Norte receberão Bolsa Família antecipado

Medida adotada pelo Governo Federal é por conta da cheia que atingiu Alagoas

Por Maurício Silva 12/07/2023 14h02
Beneficiários de oito cidades da Região Norte receberão Bolsa Família antecipado
Matriz de Camaragibe foi a cidade mais afetada de Alagoas pela cheia - Foto: Assessoria

Beneficiários de oito cidades da Região Norte do Estado receberão neste mês de julho o crédito do programa Bolsa Família de forma antecipada. A medida adotada pelo Governo Federal é por conta da cheia que atingiu o solo alagoano neste último fim de semana. Serão 32 municípios beneficiadas com a decisão em Alagoas.

O aviso da antecedência do pagamento para o dia 18 de julho de julho foi feito pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social. A medida na Região Norte de Alagoas vale para os seguintes municípios: Barra de Santo Antônio, Colônia Leopoldina, Jacuípe, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres.

A coordenadora do programa Bolsa Família em Matriz de Camaragibe, Suziane Lima, deu o aviso. “Devido a calamidade de chuva em nosso Estado de Alagoas, em relação a Matriz de Camaragibe, o Governo Federal está antecipando o pagamento dos benefícios do programa Bolsa Família a partir do dia 18 todos os NISs estarão liberados”, informou.

Também vão receber antecipadamente os beneficiários das cidades de: Atalaia, Barra de São Miguel, Branquinha, Capela, Cajueiro, Coqueiro Seco, Flexeiras, Ibateguara, Joaquim Gomes, Maceió, Marechal Deodoro, Murici, Paulo Jacinto, Paripueira, Penedo, Pilar, Quebrangulo, Rio Largo, Santana do Mundaú, São José da Laje, São Miguel dos Campos, Satuba, União dos Palmares e Viçosa. Todos as 32 cidades tiveram o reconhecimento de situação de emergência pelo Governo Federal.

O aviso emitido pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social possui três pontos: liberação do pagamento do benefício para todas as famílias beneficiárias dos municípios afetados, desconsiderando o escalonamento para agilizar o acesso ao benefício; autorização para saque do benefício sem cartão e sem documentos, para beneficiários que tenham perdido os mesmos, com uso da Declaração Especial de Pagamento emitida pela gestão municipal; e prorrogação de prazos para atualização cadastral e repercussão nos benefícios do PBF para as famílias incluídas nos processos de Averiguação Cadastral e Revisão Cadastral nos municípios nessa situação.