Maragogi

Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual encerra com atividades ao ar livre em Maragogi

Último dia de evento contou com caminhada na orla, inauguração de rampa de acesso e de uma placa aumentativa

Por 7Segundos 28/08/2023 14h02 - Atualizado em 28/08/2023 15h03
Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual encerra com atividades ao ar livre em Maragogi
A primeira-dama do município, Márcia Fidelis, destacou a importância do projeto - Foto: Isac Silva/ 7Segundos

Nesta segunda-feira (28), a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em Maragogi chegou ao fim com atividades ao ar livre e inaugurações para a comunidade. O último dia de evento contou com uma caminhada na Orla da Praia de Maragogi para sensibilização, inauguração de rampa de acesso e de uma placa aumentativa e alternativa na Praça Ecológica da avenida Senador Rui Palmeira. 

A caminhada contou com a participação dos integrantes da instituição, com a turma de idosos do projeto Coração Valente, escola cívico-militar, usuários do CAPS e pessoas assistidas. 

A primeira-dama de Maragogi, Márcia Fidelis, também secretária da Mulher e uma das principais fundadoras da APAE Maragogi, comentou sobre os resultados do evento.  "Estou muito feliz, nosso objetivo foi alcançado, nós rodamos as escolas levando as nossas ações, informações e palestras para os professores, alunos e pais. Além disso, também capacitamos os cuidadores responsáveis pelas crianças com deficiência nas escolas. A APAE está sendo referência em Maragogi e na Região Norte, com seu trabalho. A equipe está de parabéns e a gente agradece muito pela confiança dos pais no projeto e também aos parceiros que somam conosco", destacou. 

A secretária também enfatizou a importância dos pais buscarem atendimento especializado para os filhos. "Cuidar do seu filho com amor é buscar recursos para que ele tenha uma qualidade de vida melhor. Através da APAE, através de outras instituições, o que não pode é deixar a criança sem atendimento especializado. Se a mãe percebe que a criança está com alguma deficiência, se está notando algo diferente, ela deve procurar o postinho de saúde ou UBS do seu bairro, lá a criança será encaminhada para APAE, pois a APAE só recebe com o encaminhamento. Aqui vai passar pela equipe, fazer a triagem e aí nós vamos direcionar para o tratamento", ressaltou Fidelis. 

Como apoiar

A instituição recebe doações em dinheiro e também equipamentos para os assistidos como cadeiras de rodas, muletas e andadores. "Eu peço que qualquer um que queira apoiar a APAE, vá visitar o projeto antes de fazer a doação, venha conhecer nosso trabalho de perto, e lá gostando do que vê, pode contribuir. Nós temos a conta no Banco do Brasil onde recebemos doação. Além disso, também temos uma carência grande de cadeira de rodas, às vezes a gente empresta e a pessoa esquece de devolver", destacou Márcia. 

Placa foi instalada na Praça Ecológica. Foto: Isac Silva

Com apuração de Isac Silva*