Polícia

Operação em Porto Calvo deixa dois mortos em confronto com policiais

Beira Rio ocorre nesta terça-feira (10)

Por 7Segundos 10/10/2023 15h03 - Atualizado em 10/10/2023 15h03
Operação em Porto Calvo deixa dois mortos em confronto com policiais
Suspeitos acampavam às margens do rio Mucaitá - Foto: Assessoria

A Operação Beira Rio, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), nesta terça-feira (10), integrada entre as Polícias Civil e Militar de Alagoas, com o objetivo de prender integrantes de uma organização criminosa que atuava no tráfico de drogas na Região Norte do Estado resultou em duas mortes de suspeitos em confronto com policiais e três prisões. A ação cumpriu sete mandados de prisão e quatro de busca e apreensão nas cidades de Porto Calvo e Maceió.

Segundo as investigações, realizadas pelo Departamento de Repreensão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), da Polícia Civil, em parceria com o 6⁰ Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), essa organização criminosa atuava na prática de tráfico de entorpecentes, porte ilegal de arma de fogo e homicídios, que estava causando transtornos aos moradores da Região Norte do Estado.

Durante a operação na cidade de Porto Calvo, houve troca de tiros entre policiais e os alvos dos mandatos. Dois suspeitos foram baleados. Eles foram encaminhados para o Hospital Regional do Norte (HRN), no bairro Mangazala, mas não resistiram e morreram. Os mortos ainda não foram identificados. 

Ainda de acordo com a SSP, outro ponto de destaque é que as forças policiais identificaram que o líder da organização criminosa se escondia em uma região de mata junto com outros criminosos na tentativa de se esconder de investidas policiais. A ação é denominada Beira Rio em virtude da atividade ilícita ocorrer principalmente às margens do rio Mucaitá, que corta o conjunto Oscar de Souza Cunha na cidade de Porto Calvo.

A DRACCO realizou a representação dos mandados com base nas provas técnicas obtidas ao longo da investigação e os mandados foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.

Efetivo empregado

Para o cumprimento dos mandados foram empregados policiais militares e o Canil do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), 6° BPM e 8ª Companhia da Polícia Militar – Independente (8ª CPM/I). Já a Polícia Civil contou com a participação de agentes do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (Tigre) e da Seção de Capturas da DRACCO. Além disso, também houve apoio do Comando de Aviação da SSP.