Alagoas

Inmetro fiscaliza postos de combustíveis na Região Norte

Fiscalização é para corrigir possíveis irregularidades

Por Maurício Silva 20/10/2023 11h11 - Atualizado em 20/10/2023 11h11
Inmetro fiscaliza postos de combustíveis na Região Norte
Agentes do Inmetro durante fiscalização em Maragogi - Foto: Isac Silva / 7Segundos

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) está fiscalizando essa semana postos de combustíveis na Região Norte de Alagoas. De acordo com a autarquia, a fiscalização é para corrigir possíveis irregularidades nos empreendimentos.

O órgão está fazendo inspeções nos postos localizados nos municípios de Matriz de Camaragibe, Porto Calvo, Japaratinga e nesta quinta-feira (19) e sexta-feira (20) fiscaliza os empreendimentos localizados na cidade de Maragogi. Os trabalhos seguirão nos próximos dias. A qualidade dos combustíveis é fiscalizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O agente do Inmetro, Mariano Marcelino, relatou nesta quinta (19) que nenhuma grande irregularidade foi flagrada. “Nada de anormal que viesse a gerar transtornos ao consumidor. Foram reprovações simples por equipamentos com falhas de vazamento, que pela regulamentação do Inmetro requer segurança para o cliente e para o posto”, disse.

Multas também não foram aplicadas. “Gera reprovação do instrumento e revisão. Multa até agora não teve, foram reprovações simples. Multa é gerada quando se encontra deficiência de medições ou erro gráfico, que o consumidor ver um preço e geralmente o instrumento dá outro, apresenta uma anormalidade”, explicou Marcelino.

Mariano Marcelo ressaltou que o consumidor é parceiro do Inmetro. “Caso o consumidor veja alguma irregularidade, pode denunciar ao Inmetro e a gente atende a denúncia. É bom sempre que o consumidor for fazer a denúncia, ele tenha com ele a nota fiscal de abastecimento”, frisou. Para denunciar irregularidade, o consumidor deve ligar para o número de telefone: 32189100.

Equipe do Inmetro está fazendo o serviço em vários municípios da Região Norte. Foto: Isac Silva

Com apuração de Isac Silva*