Mais Água Alagoas: obras que vão beneficiar 90 mil moradores seguem aceleradas no Litoral Norte
Programa é uma prioridade do governador Paulo Dantas; investimento total é de R$ 10 bilhões

As obras que vão levar água tratada e esgotamento sanitário a todo Litoral Norte de Alagoas seguem em ritmo acelerado. Executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), elas integram o programa Mais Água Alagoas e estão presentes nos municípios de Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe. Após a conclusão das obras, todas as residências e estabelecimentos comerciais da região serão atendidos com água e rede de esgoto, beneficiando 90 mil moradores e milhares de turistas que visitam as praias paradisíacas de parte do Estado.
O Mais Água Alagoas é um dos programas mais importantes do Governo do Estado e conta com projetos que envolvem órgãos públicos, como a Seinfra, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Casal e Instituto do Meio Ambiente (IMA), e as três empresas vencedoras das concessões de água e esgoto de Alagoas. “O avanço da universalização do saneamento e abastecimento em Alagoas é uma das nossas prioridades. Iniciamos uma nova história aqui em Alagoas”, afirmou o governador Paulo Dantas.

Dez bilhões em investimentos
O Mais Água Alagoas é o maior programa de abastecimento d’água e saneamento básico já visto no Estado. Coordenado pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), o programa prevê um investimento de R$ 10 bilhões em obras. O objetivo é atender cerca de 2 milhões de pessoas em todo o Estado. O programa envolve investimentos do Governo do Estado, do Governo Federal e das três concessionárias que atendem Alagoas (BRK, Verde Alagoas e Águas do Sertão).

“Isso é uma marca do governo Paulo Dantas. Todas as secretarias trabalham integradas, e nós reunimos neste programa todas as políticas que tratam de água em Alagoas”, explica o secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira. “A Segov está acompanhando em tempo real os investimentos e os serviços que estão sendo entregues à população pelas nossas concessionárias e pelos órgãos públicos”.
Maragogi
Em Maragogi, já foram implantados 65 km de rede coletora de esgoto, e mais 9 km de linha de recalque. Além disso, quatro estações elevatórias e uma estação de tratamento também estão sendo construídas. O município já ganhou quase 14 mil metros de rede de distribuição, e mais de 6 mil metros de adutora de água tratada estão em fase final de implantação.

São Miguel dos Milagres
Mais conhecido entre os visitantes apenas como “Milagres”, o município que virou atração nacional devido ao réveillon está recebendo mais de 32 km de rede coletora de esgoto, seis estações elevatórias responsáveis por transportar o esgoto doméstico até a estação de tratamento, além de mais de mil metros de linha de recalque e quase dois mil metros de emissário.
Já para melhorar ainda mais a qualidade da água distribuída, a Seinfra deu início à instalação de 42 km de rede de distribuição e mais de 700m de rede adutora. Além disso, também serão construídos um reservatório de água, uma estação de tratamento e duas estações elevatórias.

Passo de Camaragibe
Em Passo, já foram instaladas mais de 8 Km de redes de distribuição de água e pouco mais de 4 Km de rede coletora de esgotos. O município – o primeiro da chamada Rota do Charme –, terá ainda seis estações elevatórias e quase 2 Km de emissário. Mais de 5.100 moradores serão beneficiados.
Porto de Pedras
A turística cidade de Porto de Pedras também tem recebido investimentos do Governo. “Estamos trabalhando para melhorar a infraestrutura da cidade que foi uma das que mais cresceram nos últimos anos, e tanto a população quanto os turistas serão beneficiados com as melhorias realizadas pelo Governo do Estado”, afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura, Rui Palmeira.
O projeto de esgotamento da cidade prevê a implantação de rede coletora, estação de tratamento, emissário, linha de recalque e estações elevatórias. Já o sistema de abastecimento de água inclui mais de 44 km de rede de distribuição, além de uma estação de tratamento, uma estação elevatória e um reservatório.
Japaratinga
Japaratinga é outra cidade do Litoral Norte onde os trabalhos seguem em ritmo acelerado. O município vai receber 54 km de rede de distribuição e uma adutora, formada por quase 3 km de canos. O projeto contém ainda uma estação de tratamento, quatro estações elevatórias e três reservatórios de água. Cerca de 10 mil habitantes serão beneficiados.

Veja também
Últimas notícias

Lula nomeia Guilherme Boulos para Secretaria-Geral da Presidência

Petrobras reduz preço da gasolina em 4,9% para distribuidoras

Mãe vive angústia há oito dias com desaparecimento da filha e da neta em Rio Largo

PC fala sobre investigação de caso de mãe e filha desaparecidas

Leonardo Dias destaca necessidade de políticas públicas no enfrentamento à mendicância infantil

Júri condena genro a 31 anos de prisão por matar sogra e esconder corpo em geladeira
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
