Infraestrutura

Mais Água Alagoas: obras que vão beneficiar 90 mil moradores seguem aceleradas no Litoral Norte

Programa é uma prioridade do governador Paulo Dantas; investimento total é de R$ 10 bilhões

Por Agência Alagoas 20/10/2023 14h02
Mais Água Alagoas: obras que vão beneficiar 90 mil moradores seguem aceleradas no Litoral Norte
Obras estão ocorrendo em cinco municípios litorâneos - Foto: Assessoria

As obras que vão levar água tratada e esgotamento sanitário a todo Litoral Norte de Alagoas seguem em ritmo acelerado. Executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), elas integram o programa Mais Água Alagoas e estão presentes nos municípios de Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe. Após a conclusão das obras, todas as residências e estabelecimentos comerciais da região serão atendidos com água e rede de esgoto, beneficiando 90 mil moradores e milhares de turistas que visitam as praias paradisíacas de parte do Estado.

O Mais Água Alagoas é um dos programas mais importantes do Governo do Estado e conta com projetos que envolvem órgãos públicos, como a Seinfra, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Casal e Instituto do Meio Ambiente (IMA), e as três empresas vencedoras das concessões de água e esgoto de Alagoas. “O avanço da universalização do saneamento e abastecimento em Alagoas é uma das nossas prioridades. Iniciamos uma nova história aqui em Alagoas”, afirmou o governador Paulo Dantas.


Dez bilhões em investimentos

O Mais Água Alagoas é o maior programa de abastecimento d’água e saneamento básico já visto no Estado. Coordenado pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), o programa prevê um investimento de R$ 10 bilhões em obras. O objetivo é atender cerca de 2 milhões de pessoas em todo o Estado. O programa envolve investimentos do Governo do Estado, do Governo Federal e das três concessionárias que atendem Alagoas (BRK, Verde Alagoas e Águas do Sertão).

“Isso é uma marca do governo Paulo Dantas. Todas as secretarias trabalham integradas, e nós reunimos neste programa todas as políticas que tratam de água em Alagoas”, explica o secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira. “A Segov está acompanhando em tempo real os investimentos e os serviços que estão sendo entregues à população pelas nossas concessionárias e pelos órgãos públicos”.

Maragogi

Em Maragogi, já foram implantados 65 km de rede coletora de esgoto, e mais 9 km de linha de recalque. Além disso, quatro estações elevatórias e uma estação de tratamento também estão sendo construídas. O município já ganhou quase 14 mil metros de rede de distribuição, e mais de 6 mil metros de adutora de água tratada estão em fase final de implantação.

São Miguel dos Milagres

Mais conhecido entre os visitantes apenas como “Milagres”, o município que virou atração nacional devido ao réveillon está recebendo mais de 32 km de rede coletora de esgoto, seis estações elevatórias responsáveis por transportar o esgoto doméstico até a estação de tratamento, além de mais de mil metros de linha de recalque e quase dois mil metros de emissário.

Já para melhorar ainda mais a qualidade da água distribuída, a Seinfra deu início à instalação de 42 km de rede de distribuição e mais de 700m de rede adutora. Além disso, também serão construídos um reservatório de água, uma estação de tratamento e duas estações elevatórias.

Passo de Camaragibe

Em Passo, já foram instaladas mais de 8 Km de redes de distribuição de água e pouco mais de 4 Km de rede coletora de esgotos. O município – o primeiro da chamada Rota do Charme –, terá ainda seis estações elevatórias e quase 2 Km de emissário. Mais de 5.100 moradores serão beneficiados.

Porto de Pedras

A turística cidade de Porto de Pedras também tem recebido investimentos do Governo. “Estamos trabalhando para melhorar a infraestrutura da cidade que foi uma das que mais cresceram nos últimos anos, e tanto a população quanto os turistas serão beneficiados com as melhorias realizadas pelo Governo do Estado”, afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura, Rui Palmeira.

O projeto de esgotamento da cidade prevê a implantação de rede coletora, estação de tratamento, emissário, linha de recalque e estações elevatórias. Já o sistema de abastecimento de água inclui mais de 44 km de rede de distribuição, além de uma estação de tratamento, uma estação elevatória e um reservatório.

Japaratinga

Japaratinga é outra cidade do Litoral Norte onde os trabalhos seguem em ritmo acelerado. O município vai receber 54 km de rede de distribuição e uma adutora, formada por quase 3 km de canos. O projeto contém ainda uma estação de tratamento, quatro estações elevatórias e três reservatórios de água. Cerca de 10 mil habitantes serão beneficiados.