Evento discute educação financeira e cyberbullying em Maragogi
Palestras ocorream no auditório do Ifal Maragogi
Noções básicas de administração financeira para jovens e como combater a violência virtual e se proteger dela foram os assuntos debatidos, nesta terça-feira (27), durante o evento “Jovens na Vida Real”, promovido por estudantes do segundo ano do curso técnico de Hospedagem do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Maragogi, no auditório da unidade de ensino.
Na primeira palestra do período da tarde, o vice-presidente de Governança da Costa dos Corais, Walter Costa, apresentou ao público a definição de educação financeira. “ É saber ganhar, gastar, poupar e investir para ter melhor qualidade de vida para você e sua família”, definiu.

Segundo Walter, o grande desafio da educação financeira é a falta da discussão sobre o assunto na comunidade escolar, lares e sociedade. “Há pessoas que ficam amedrontadas quando se fala em administrar o dinheiro”, disse ao acrescentar que uma das ações para a saúde das finanças é poupar. “Eu quero ter um carro. O que tenho feito para isso? Tenho que guardar dinheiro. Antigamente havia o porquinho e isso é um bom exemplo de como poupar”, citou.
Em seguida, foi a vez da psicóloga Mikilândia Oliveira abordar o tema violência virtual. No começo da conversa com os alunos, ela definiu o que é bullying, o qual se configura como um quadro de agressões contínuas e possui características de perseguição. “Essas agressões podem ser de ordem verbal, física e psicológica”, detalhou a psicóloga ao complementar que a versão virtual dessa prática chama-se cyberbullying e que utiliza como ferramentas computadores e celulares.
A psicóloga aconselhou os estudantes a refletirem sobre suas ações a fim de evitar que certas atitudes se tornem cyberbullying. A dica dela é ter sempre empatia. “É olhar para o outro e pensar: o que eu não quero que façam comigo, eu não farei com ninguém. Se nos colocarmos na posição do outro, nossa vida será diferente”, recomendou. Para ela, algumas perguntas ajudam a questão: Isso machuca o outro? isso é desrespeitoso para ele?.
As palestras desta terça-feira foram propostas pelo Projeto Jovens na Vida Real. Segundo um dos participantes dessa iniciativa, Darlington Dantas, a ideia é trazer o jovem para “ a vida real”. “Queremos que eles saiam dessa visão ilusória, da geração malhação, do conto de fadas... Queremos trazê-los para a realidade. Que eles se movam e transformem seu ambiente de vida”, resumiu.

Veja também
Últimas notícias
Autoridades confirmam cepa andina de hantavírus transmissível entre humanos em passageiros de cruzeiro
Governo prepara Desenrola para trabalhadores informais e adimplentes
Operação contra preços abusivos em combustíveis chega a São Miguel dos Campos
Saiba quem era mulher atropelada por caminhão em Arapiraca
Arsal prorroga consulta pública sobre indenização de investimentos no saneamento
Obra emergencial de drenagem interdita via no Conjunto Murilópolis, na Serraria
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
