Educação

Evento discute educação financeira e cyberbullying em Maragogi

Palestras ocorream no auditório do Ifal Maragogi

Por 7Segundos, com Assessoria 29/11/2023 07h07
Evento discute educação financeira e cyberbullying em Maragogi
Abertura do evento feita pela diretora Sandra Ferraz - Foto: Assessoria

Noções básicas de administração financeira para jovens e como combater a violência virtual e se proteger dela foram os assuntos debatidos, nesta terça-feira (27), durante o evento “Jovens na Vida Real”, promovido por estudantes do segundo ano do curso técnico de Hospedagem do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Maragogi, no auditório da unidade de ensino.

Na primeira palestra do período da tarde, o vice-presidente de Governança da Costa dos Corais, Walter Costa, apresentou ao público a definição de educação financeira. “ É saber ganhar, gastar, poupar e investir para ter melhor qualidade de vida para você e sua família”, definiu.

Walter Costa, palestrante de educação financeira. Foto: Assessoria


Segundo Walter, o grande desafio da educação financeira é a falta da discussão sobre o assunto na comunidade escolar, lares e sociedade. “Há pessoas que ficam amedrontadas quando se fala em administrar o dinheiro”, disse ao acrescentar que uma das ações para a saúde das finanças é poupar. “Eu quero ter um carro. O que tenho feito para isso? Tenho que guardar dinheiro. Antigamente havia o porquinho e isso é um bom exemplo de como poupar”, citou.

Em seguida, foi a vez da psicóloga Mikilândia Oliveira abordar o tema violência virtual. No começo da conversa com os alunos, ela definiu o que é bullying, o qual se configura como um quadro de agressões contínuas e possui características de perseguição. “Essas agressões podem ser de ordem verbal, física e psicológica”, detalhou a psicóloga ao complementar que a versão virtual dessa prática chama-se cyberbullying e que utiliza como ferramentas computadores e celulares.

A psicóloga aconselhou os estudantes a refletirem sobre suas ações a fim de evitar que certas atitudes se tornem cyberbullying. A dica dela é ter sempre empatia. “É olhar para o outro e pensar: o que eu não quero que façam comigo, eu não farei com ninguém. Se nos colocarmos na posição do outro, nossa vida será diferente”, recomendou. Para ela, algumas perguntas ajudam a questão: Isso machuca o outro? isso é desrespeitoso para ele?.

As palestras desta terça-feira foram propostas pelo Projeto Jovens na Vida Real. Segundo um dos participantes dessa iniciativa, Darlington Dantas, a ideia é trazer o jovem para “ a vida real”. “Queremos que eles saiam dessa visão ilusória, da geração malhação, do conto de fadas... Queremos trazê-los para a realidade. Que eles se movam e transformem seu ambiente de vida”, resumiu.

Mikilândia Oliveira, palestrante sobre cyberbullying. Foto: Assessoria