Economia

Gás natural veicular se mantém como opção eficiente e segura

Alagoas conta com aproximadamente 25 mil consumidores do combustível; instalação e manutenção de kits devem ser feitas em oficinas credenciadas pelo Inmetro

Por Agência Alagoas 04/12/2023 15h03
Gás natural veicular se mantém como opção eficiente e segura
Os cilindros produzidos para o armazenamento de GNV são certificados pelo Inmetro - Foto: Assessoria

Que o gás natural veicular (GNV) é o combustível mais econômico disponível no mercado, todo mundo sabe. Nos postos de combustíveis em Maceió, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o produto apresenta economia de 36,2% na comparação com a gasolina e 36,7% quando comparado ao etanol. Para os quase 25 mil consumidores do combustível em Alagoas, a sua vantagem também se encontra na segurança.

De acordo com José Ediberto de Omena, diretor-presidente da Gás de Alagoas – S.A (Algás), um dos aspectos vantajosos do GNV é que “o combustível não faz contato com o ar durante o abastecimento, o que diminui a possibilidade de combustão”.

Os cilindros produzidos para o armazenamento de GNV são certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e, ainda segundo Ediberto, para que acidentes sejam evitados, a instalação e a manutenção do kit só devem ser feitas em oficinas registradas pelo órgão.

“A requalificação dos cilindros de alta pressão deve ser feita a cada cinco anos em uma oficina devidamente credenciada pelo Inmetro, e esse mesmo reteste também deve ser feito quando o cilindro for reinstalado em outro veículo”, explica.

A Algás fornece gás natural para 34 postos de combustíveis em Alagoas, sendo 25 operando na capital e 09 operando no interior. Confira a relação das convertedoras credenciada pelo Inmetro acessando o site: https://algas.com.br/gas-natural/gnv/.