Alagoas

Atleta de Japaratinga acumula medalhas de ouro e sonha competir em jogos paralímpicos

William Costa possui deficiência visual e luta para conseguir patrocínios e apoio

Por 7Segundos 19/12/2023 14h02 - Atualizado em 19/12/2023 17h05
Atleta de Japaratinga acumula medalhas de ouro e sonha competir em jogos paralímpicos
Atleta busca bolsa atleta para se dedicar 100% à carreira - Foto: Acervo Pessoal

Durante a semana, William Costa, 31 anos, realiza o trajeto de Japaratinga até Maceió para treinar e melhorar seu desempenho na natação. O paratleta que possui deficiência visual acorda de madrugada para utilizar o transporte da prefeitura e praticar seus treinos na piscina adaptada do Centro de Treinamento do Sesi Cambona. 

Diagnosticado retinose pigmentar desde que nasceu, William se descobriu no esporte em 2018 ao jogar futebol paralímpico. Foi em 2020, no entanto, que ele teve contato com sua maior paixão, a natação e, com a ajuda de um professor qualificado, passou a disputar campeonatos. 

Atualmente, o atleta se destaca com seu desempenha e já acumula 9 medalhas (8 de ouro e 1 de prata). Em outubro deste ano, em sua categoria PCD, disputou e ficou em primeiro lugar no pódio nas modalidades nado 50 metros livre, 50 metros peito, 100 metros peito e 400 metros livre, acumulando quatro medalhas de ouro de uma só vez no Campeonato Alagoano. 

Recentemente, William conquistou o Troféu Renaldo Malta de natação na Copa Norte-Nordeste. "Meu sonho é disputar uma olimpíada representando a minha cidade, meu estado e o meu Brasil e conseguir minha bolsa atleta, que vai ser um sonho pra mim poder ter uma bolsa atleta e e ficar entre os melhores do Brasil na minha categoria. Meu objetivo hoje é cada vez mais atingir meu índice, tenho familiares e amigos que me motivam todos os dias", ressaltou o japaratinguense.

Dificuldades

Hoje a maior dificuldade de William é a rotina puxada em ter que se locomover para Maceió dependendo dos horários do transporte gratuito da prefeitura. Sem condições financeiras, o atleta não conta com acompanhamento de nutricionista e nenhum auxílio ou apoio para alimentação nos dias de treino, muitas vezes pulando refeições.

"É uma dificuldade grande, mas vou treinar com toda minha força de vontade, tenho minhas metas a alcançar, entre trancos e barrancos, mas estou indo com fé em Deus e apoio dos familiares e dos amigos. Vou treinar 3 vezes na semana porque não tenho condição financeira de ir mais vezes e manter esses custos. Por isso, estou lutando pra conseguir minha bolsa atleta e melhorar essa situação", complementou William.

Interessados em apoiar, patrocinar ou realizar parceiros com o atleta, basta entrar em contato pelo número: 82 9154-2896.