Educação

Greve de servidores deixa alunos do Ifal Maragogi sem aulas

Paralisação começou nesta quarta-feira (3)

Por 7Segundos, com Assessoria 03/04/2024 08h08
Greve de servidores deixa alunos do Ifal Maragogi sem aulas
Alunos do Ifal campus Maragogi estão sem aulas por conta da greve - Foto: Isac Silva / 7Segundos

A greve geral dos servidores institutos federais no Brasil iniciada nesta quarta-feira (3) também deixou os alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maragogi, sem aulas. Na manhã de hoje, já cientes da paralisação, os estudantes já não foram para a instituição na cidade do Litoral Norte do Estado.

De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas (Sintietfal), a greve é por tempo indeterminado e reivindica mais investimentos para a educação federal, a valorização dos servidores e a revogação de medidas que a entidade cosidera contrárias ao serviço público.

O presidente do Sintietfal, Yuri Buarque, salientou que essa é uma greve de grandes mobilizações. “Essa será uma greve de fortes mobilizações, de intensa luta em defesa das nossas pautas e de nossas reivindicações, e será uma greve unificada, servidores da ativa, aposentados e estudantes, erguendo juntos a bandeira da valorização da educação pública federal”, afirmou.

A greve do Sinasefe envolve docentes e TAEs dos Institutos Federais, Cefets e do Colégio Pedro II, dentre outras instituições, e tem como pauta a reposição salarial, a reestruturação das carreiras, a recomposição orçamentária das IFEs, a revogação do Novo Ensino Médio e de outras medidas contrárias ao serviço público, como o Decreto nº 10.620/21, que transfere as aposentadorias e pensões para o INSS.