Quem é Hugo Motta, potencial candidato de Lira à Presidência da Câmara dos Deputados
Nome do deputado paraibano despontou como favorito de Arthur Lira para presidir a Câmara
O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) tem despontado como o principal candidato para suceder o atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Aos 34 anos, Hugo Motta é médico, está no quarto mandato como deputado federal e é o atual líder do Republicanos. Embora já fosse considerado um potencial candidato à presidência da Casa Baixa, a candidatura só ganhou força após o vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (Republicanos-SP), abrir mão da tentativa de construir uma candidatura de consenso.
Se for confirmado candidato de Lira e eleito presidente da Câmara em 1º de fevereiro de 2025, Hugo Motta será o mais jovem a ocupar o cargo desde a redemocratização. Até o momento, o mais jovem nesse cargo foi Aécio Neves, que assumiu a presidência aos 41 anos, em 2001.
Apesar de jovem, Hugo Motta é reconhecido como um articulador experiente. Ele presidiu a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, a Comissão para a Privatização da Eletrobras e a CPI da Petrobras.
Além disso, Motta é reconhecido pelo histórico de articulação em diversas bases políticas. Durante o governo de Michel Temer, atuou em sintonia com o Executivo. Com Jair Bolsonaro (PL), foi visto como um aliado. No governo atual de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Motta é considerado governista, mantendo uma postura alinhada com as orientações do Executivo na maioria das votações.
A principal vantagem de Hugo Motta em relação aos seus adversários é sua habilidade em consolidar alianças e construir consensos em torno de sua candidatura. Até agora, ele conseguiu obter o apoio do presidente Lula, além de garantir o respaldo do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro e a maior legenda da Câmara dos Deputados. Motta também conta com o apoio do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP.
Os outros candidatos na disputa pela presidência da Câmara são Elmar Nascimento (União-BA) e Antonio Brito (PSD-BA). Inicialmente, Elmar era o favorito de Lira, mas o nome tem enfrentado resistência dentro da Câmara. Por outro lado, Antonio Brito chegou a ser um dos preferidos pelo Palácio do Planalto, mas a candidatura perdeu força ao longo do tempo. A expectativa é que Lira anuncie seu apoio a um dos candidatos antes das eleições municipais.