Arsal autoriza Verde Alagoas aumentar preço da água e esgoto
Valores serão reajustados a partir do dia 8 do mês de dezembro
Os consumidores de 27 municípios alagoanos terão que pagar mais caro a partir do dia 8 dezembro de 2024 pelas taxas de água e esgoto cobrados pela Verde Alagoas. É que a Agência Reguladora de Serviços do Estado de Alagoas (Arsal) publicou na edição desta sexta-feira (8) do Diário Oficial do Estado (DOE) resoluções que autorizam reajustes de tarifas de água e esgoto. A agência também autorizou reajustar os valores do transporte intermunicipal (convencional e complementar).
Conforme publicado no Diário Oficial, o reajuste vale para as concessionárias Casal, BRK, Verde Alagoas e Águas do Sertão. Na Região Norte e Zona da Mata o reajuste fica em 4,80%. Em Maceió e Região Metropolitana, o percentual de reajuste será de 3,94%. No Agreste e Sertão o aumento será de 4,54%.
A Verde Alagoas é a concessionária responsável pela distribuição de água e tratamento de esgoto nas cidades litorâneas de: Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe. Na Região Norte também atende: Porto Calvo, Matriz de Camaragibe, São Luís do Quitunde, Jacuípe, Jundiá, Campestre, Colônia Leopoldina e Novo Lino.
A Verde também atende as cidades de: União dos Palmares, Tanque D’arca, Joaquim Gomes, Paulo Jacinto, Pindoba, Maribondo, Mar Vermelho, Taquarana, Ibateguara, Feliz Deserto, Chã Preta, Capela, Anadia e Branquinha.
Em 8 de março de 2023, a Verde Alagoas aplicou a transição tarifária, reajustando o valor em 10%, nos municípios antes atendidos pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e/ou diretamente pelas Prefeituras, foram eles: Porto Calvo, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Milagres, Branquinha, União dos Palmares, Chã Preta, Tanque d´Arca e Feliz Deserto. Em dezembro de 2022 a empresa já tinha feito um reajuste global de 10,74% na tarifa nos 27 municípios.