CCJ da Câmara adia votação de projeto que proíbe aborto legal no Brasil
Deputados pediram vista, e votação será retomada depois de duas sessões no plenário

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados adiou nesta quarta-feira (13) a votação da PEC (proposta de emenda à Constituição) contra o aborto legal no Brasil. O adiamento se deu por causa de um pedido de vista, quando os deputados precisam de mais tempo para análise do texto. A matéria será retomada depois de duas sessões no plenário da Casa.
De autoria do ex-deputado federal Eduardo Cunha (sem partido), a PEC altera o artigo 5° da Constituição Federal para garantir a inviolabilidade do direito à vida “desde a concepção”.
Atualmente, a legislação prevê que a gravidez pode ser interrompida se houver risco à vida da mulher, se o feto tiver anencefalia ou se a mulher for vítima de estupro. Com a aprovação da PEC, seriam abolidas as autorizações para interrupção da gestação.
A relatora da proposta na CCJ é a deputada federal Chris Tonietto (PL-RJ), e antes de a análise da proposição ser adiada, a parlamentar deu seu parecer pela admissibilidade.
“Não se vislumbram quaisquer incompatibilidades entre a alteração que se pretende realizar e os demais princípios e regras fundamentais que alicerçam a Constituição vigente e nosso ordenamento jurídico”, disse a relatora.
Veja também
Últimas notícias
![[Vídeo] Carro pega fogo na Avenida Fernandes Lima, próximo a posto de combustíveis, em Maceió](https://img.7segundos.com.br/wWiw73Nn9xdler8x2W8n7CLGm7A=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-09-07-at-093112.jpeg)
[Vídeo] Carro pega fogo na Avenida Fernandes Lima, próximo a posto de combustíveis, em Maceió

Idoso acusa filha de cometer abusos e ameaças em Palmeira dos Índios

Engavetamento com sete carros complica trânsito na Avenida Fernandes Lima, em Maceió

Arapiraca inicia comemorações do 7 de Setembro com representantes da terra hasteando as bandeiras

Homem é preso após ameaçar matar ex-companheira: ‘iria esfaqueá-la todinha’
![[Vídeo] Motorista foge após colisão entre veículos no conjunto Cleto Marques Luz](https://img.7segundos.com.br/iygHxOcxM7X2sHVPAssCHtpxOU4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-09-07-at-083033.jpeg)
[Vídeo] Motorista foge após colisão entre veículos no conjunto Cleto Marques Luz
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
