Bombeiros alertam para riscos e orientam sobre remoção de anéis
Foram mais de 300 casos registrados em Alagoas só no ano passado
Uma das ocorrências mais frequentes atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) é a de anéis presos nos dedos. Embora pareça uma situação simples, esse tipo de incidente pode ser desconfortável, doloroso e, em casos mais graves, pode levar até à amputação do dedo.
Somente entre janeiro e fevereiro de 2025, o CBMAL já registrou 63 atendimentos desse tipo. Em 2024, foram contabilizados 356 casos em todo o estado de Alagoas.
Vários fatores podem causar os inchaços nas mãos e nos dedos que acarretam esse tipo de ocorrência, porém mais de 90% dos casos atendidos são devido a edemas causados por traumas, como quedas e acidentes domésticos, além de queimaduras, períodos gestacionais e alergias.
Quando um anel fica preso, pode comprometer a circulação sanguínea, tornando a remoção ainda mais difícil.
Técnicas recomendadas
Antes de buscar ajuda profissional, algumas técnicas podem ser utilizadas para tentar remover a joia de forma segura. Realizar movimentos circulares delicados na região e manter a mão levantada podem melhorar a circulação e facilitar a retirada, especialmente nos primeiros sinais de inchaço.
Deixar a mão imersa em água gelada pode ajudar a reduzir o inchaço e facilitar a remoção. Também se recomenda o uso de substâncias lubrificantes, como água e sabão e óleo de cozinha. Além dessas medidas, reduzir o consumo de sal pode prevenir a retenção de líquidos e diminuir o inchaço nas mãos.
Caso as tentativas de remoção não sejam bem-sucedidas, o CBMAL recomenda acionar a corporação imediatamente pelo número 193 ou procurar a unidade de saúde mais próxima.
Para evitar esse tipo de transtorno, é aconselhável retirar anéis antes de realizar atividades domésticas e evitar o uso desses adornos em crianças, que estão em fase de crescimento.
O Corpo de Bombeiros reforça que está sempre à disposição para atender a população em situações de emergência e orienta que, diante de qualquer complicação, o socorro seja acionado imediatamente.
Taxa de Bombeiros
A Taxa de Bombeiros, prevista na Lei Estadual n.º 6.442/2003, é um tributo obrigatório para proprietários de imóveis em Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro e Maragogi, cuja arrecadação é integralmente destinada à modernização de equipamentos, capacitação profissional e melhoria da infraestrutura do Corpo de Bombeiros.
A cobrança ocorre em duas etapas: a primeira, digital, disponível em fevereiro no site oficial da corporação (clique aqui), e a segunda, no segundo semestre, com o envio de boletos físicos pelos Correios para os que não efetuaram o pagamento on-line.
A quitação da taxa é um compromisso essencial para fortalecer a estrutura e os serviços de emergência que protegem vidas e patrimônios. Estar em dia com o tributo é uma forma de apoiar o trabalho do Corpo de Bombeiros e garantir mais segurança para toda a comunidade. Faça a sua parte e colabore para um estado mais protegido!
Veja também
Últimas notícias
PF prende Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro, a pedido de Moraes
Vítima constante de agressões dentro de casa, mulher aciona polícia contra o companheiro
Confusão em borracharia vai parar na delegacia em Palmeira dos Índios
Homem é alvo de atentado a tiros em Maceió e sobrevive após ser socorrido
Polícia Militar é acionada para falsa ocorrência de sequestro em hospital de Arapiraca
Homem é atingido no queixo por pedrada durante agressão sem motivação aparente em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
