MPF busca solução para o abastecimento de água na comunidade quilombola em Passo de Camaragibe
Encontro reuniu representantes do poder público, da concessionária e da comunidade Bom Despacho para discutir soluções e garantir o acesso regular à água
O Ministério Público Federal (MPF) realizou mais uma reunião com representantes da Prefeitura de Passo de Camaragibe, Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), da empresa concessionária Verde Ambiental Alagoas e da comunidade quilombola Bom Despacho. O encontro foi coordenado pelo procurador da República, Eliabe Soares, e teve como objetivo discutir soluções para a precariedade no abastecimento de água na comunidade, que tem enfrentado dificuldades no fornecimento regular do serviço.
Os moradores de Bom Despacho relataram que não recebem água encanada de forma adequada e, quando o serviço é prestado, ocorre sem regularidade. Apesar disso, a concessionária Verde Ambiental Alagoas alega que pode cobrar os valores de tarifa mensalmente, incluindo cobranças para residências sem ligação com a rede, o que só foi suspenso após recomendação do MPF em abril de 2024.
O MPF destacou que a concessão do serviço na comunidade de remanescentes quilombolas teria que ter passado por consulta prévia, livre e informada à comunidade tradicional, conforme previsto na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O contrato firmado pelo Estado com a concessionária, com adesão do Município, prevê a universalização do abastecimento de água até 2027 e do esgotamento sanitário até 2033. No entanto, a comunidade não vê avanços no abastecimento de água na comunidade, mesmo um ano após a inspeção realizada pelo MPF na comunidade.
Durante a reunião, representantes da Arsal ressaltaram a importância de serem formalmente acionados para atuar como órgão fiscalizador do serviço. Ficou definido também que será realizada uma reunião na comunidade, prevista para 22 de abril de 2025, com a participação da Prefeitura Municipal, do Estado de Alagoas e da empresa Verde Ambiental Alagoas, com a finalidade de esclarecer a população sobre quem é responsável pela prestação do serviço de abastecimento de água, no território, o contrato de concessão e os direitos dos moradores. Na ocasião, a população também será orientada sobre os benefícios da tarifa social.
O MPF segue acompanhando a situação e cobrando providências para garantir que a comunidade quilombola Bom Despacho tenha acesso adequado e justo ao abastecimento de água.
Veja também
Últimas notícias
Porto Calvo e Maragogi se preparam para ampliar comunicação com TV digital e nova rádio regional
Casas Bahia pedem recuperação judicial: Entenda como funciona processo
Muro desaba sobre carros no Centro de Rio Largo e deixa danos materiais
Casa do Autista de Maceió amplia cuidado com acompanhamento psiquiátrico
Moraes autoriza Bolsonaro a sair da prisão domiciliar para dentista
Prefeito Rodrigo Cunha acompanha início de mutirão de castração no HC Pet
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
Com mais de R$2,6 milhões destinados por Gabi Gonçalves, Rio Largo autoriza construção do Mundo TEA
