Meio ambiente

ICMBio identifica responsáveis por festa ilegal em área de preservação na Praia do Marceneiro

Fato causou espanto e indignação na Costa dos Corais

Por Giulianna Albuquerque 01/04/2025 16h04 - Atualizado em 01/04/2025 16h04
ICMBio identifica responsáveis por festa ilegal em área de preservação na Praia do Marceneiro
Festa ilegal ocorreu numa área de proteção ambiental - Foto: Reprodução

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou, por meio de nota, na tarde desta terça-feira (1º), que identificou os envolvidos pela promoção de uma festa ilegal na Praia do Marceneiro, localizada na cidade de Passo de Camaragibe, no Litoral Norte de Alagoas. O crime ambiental chocou os moradores da Costa dos Corais.

"Informamos que os envolvidos pela promoção da festa na piscina natural da Praia do Marceneiro já foram identificados. O ICMBio Costa dos Corais, em conformidade com o plano de manejo da unidade, adotará as medidas cabíveis. Agradecemos as informações das denúncias enviadas", traz trecho do comunicado.

O evento na famosa Rota Ecológica dos Milagres é totalmente irregular, e chamou muito a atenção de moradores, guias de turismo, turistas e ambientalistas.

As piscinas naturais da Praia do Marceneiro ficam localizadas na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, que é a maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil, com 400 mil hectares de área e cerca de 120 km de praia e mangue e se estende desde o município de Tamandaré-PE e vai até o Litoral Norte de Maceió.

O vídeo da festa proibida começou a circular nas redes sociais no último sábado (29) e mostra uma aglomeração de pessoas dançando ao som de um DJ. Além disso, muita gente estava bebendo e gritando nas piscinas. O fato causou revolta na cidade litorânea.