Meio ambiente

Ave migratória do Canadá é resgatada em AL com suspeita de influenza aviária

Animal foi encontrado na manhã desta sexta-feira (11), na orla da Barra de Santo Antônio

Por Lane Gois 11/04/2025 15h03 - Atualizado em 11/04/2025 16h04
Ave migratória do Canadá é resgatada em AL com suspeita de influenza aviária
Ao encontrar aves marinhas em situação de fragilidade, não as manuseie, a orientação é acionar os órgãos ambientais competentes, como o ICMbio ou a Adeal - Foto: Reprodução

Uma ave marinha da espécie Arenaria interpres, popularmente conhecida como Vira-pedra, foi encontrada debilitada na manhã desta sexta-feira (11), na orla da Barra de Santo Antônio, litoral norte de Alagoas. O animal, que havia sido anilhado no Canadá, foi resgatado por moradores da região e encaminhado à base do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais.

Diante da suspeita de influenza aviária, o Grupo de Emergência Aviária foi acionado imediatamente. Técnicos do Instituto Biota de Conservação estiveram no local para coletar amostras biológicas, que serão utilizadas em pesquisas e na investigação da possível presença do vírus H5N1, causador da gripe aviária.

Como o Brasil se encontra em situação de emergência zoossanitária desde 2023, o Serviço Veterinário Oficial (SVO), vinculado à Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), foi mobilizado para realizar o recolhimento da ave, seguindo os protocolos de segurança recomendados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Ao encontrar aves marinhas em situação de fragilidade, não as manuseie, a orientação é acionar os órgãos ambientais competentes, como o  ICMbio ou a Adeal.

*Estagiário sob supervisão