Lula se manifesta sobre a morte do papa Francisco
Líder religioso faleceu na madrugada desta segunda-feira (21/4), em Roma

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou sobre a morte do papa Francisco, nesta segunda-feira (21/4). Em nota, o chefe do Planalto afirmou que o pontífice “viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos”.
“Nas vezes em que eu e Janja fomos abençoados com a oportunidade de encontrar o Papa Francisco e sermos recebidos por ele com muito carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará”, disse.
O presidente decretou luto de 7 dias pelo falecimento do pontífice. No comunicado, Lula também destacou o histórico de luta pela igualdade do papa Francisco.
“Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças. Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito”.
Relembre a trajetória:
. Francisco foi o primeiro papa latino-americano, sucedendo Bento XVI após a renúncia.
. Jorge Bergoglio nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 17 de dezembro de 1936, filho de imigrantes italianos.
. Formado em química, decidiu seguir a vida sacerdotal aos 20 anos, em 1958.
. Papa Francisco lecionou na Faculdade de São Miguel e obteve doutorado em teologia pela Universidade de Freiburg, na Alemanha.
A primeira-dama, Janja Lula da Silva, também escreveu uma mensagem sobre a morte de Francisco. Em suas redes sociais, ela afirmou que o líder religiosos foi “um farol no meio de tantas trevas”.
“Um papa latino que, com sua simplicidade e com o verdadeiro amor ao próximo, sempre esteve ao lado dos mais pobres, vulneráveis e marginalizados e que em sua última aparição pública, tão simbólica no domingo de Páscoa, dirigiu suas palavras ao povo de Gaza, ressaltando a situação humanitária dramática vivida pelos palestinos, e reforçando que não é possível haver paz no mundo sem um verdadeiro desarmamento”.
O pontífice faleceu aos 88 anos, em sua residência oficial na Casa Santa Marta, no Vaticano, em Roma. A informação foi anunciada pelo cardeal Kevin Farrell. Um dia antes, no Domingo de Páscoa, Francisco fez uma aparição pública para milhares de fiéis, na Praça de São Pedro.
Recentemente, o papa passou cerca de 40 dias internado para tratar uma pneumonia. Ele recebeu alta no dia 23 de março e, desde então, vinha se recuperando.
Lula e Francisco
Em fevereiro, durante a internação de Francisco, o presidente promoveu uma missa pela saúde do papa Francisco, no Palácio da Alvorada. A celebração reuniu o vice-presidente Geraldo Alckmin, a primeira-dama Janja Lula da Silva, religiosos e amigos do petista.
Lula e o papa Francisco se reuniram durante a cúpula do G7, na Itália, em junho do ano passado. Na ocasião, os líderes falaram sobre o combate à fome.
Em 2019, enquanto esteve preso, o petista trocou correspondências com o pontífice. “Quero […] lhe encorajar pedindo para não desanimar e continuar confiando em Deus”, escreveu Francisco, na época.
Veja também
Últimas notícias

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi

Prefeitura de Olho D’Água do Casado tem contas bloqueadas por dívidas antigas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
