Juiz julga improcedente ação para cassação dos vereadores do MDB de Japaratinga
Decisão foi publicada nesta terça-feira (29)
O juiz da 14ª Zona Eleitoral, Diogo de Mendonça Furtado, julgou improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), que pedia a cassação dos mandatos dos vereadores pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), pelo município de Japaratinga, por fraude à cota de gênero. A decisão do magistrado de Porto Calvo foi publicada nesta terça-feira (29).
A Aije foi ajuizada por Poliano de Moura Pinheiro ‘Pôly’ (PSDB), que foi candidato a uma vaga na Câmara de Japaratinga nas eleições de 2024. A improcedência beneficiou os atuais vereadores: Severino Luiz dos Santos Neto ‘Irmão Silvinho’, Joselia Buarque Belo ‘Coca da Saúde’, Rayabe Correia Tavares e Meykson Thiago Trindade Santos ‘Mequinho da Cícera’. Com a decisão, os atuais parlamentares permanecessem exercendo os cargos.
Na Aije, Poliano Pinheiro argumentou que a candidata Carla Cristina Lins de Oliveira (MDB) não teria realizado atos de campanha, limitando-se a uma postagem nas redes sociais às vésperas da eleição, o que, aliado à votação inexpressiva de apenas três votos e aos poucos gastos declarados, evidenciaria o intuito de apenas preencher formalmente a cota mínima de candidaturas femininas prevista na legislação eleitoral, ensejando fraude à cota de gênero em razão da suposta candidatura fictícia.
Depois de analisar os argumentos de defesa e acusação, o juiz decidiu pela improcedência. “Ante o exposto, julgo improcedentes os pedidos da presente Ação de Investigação Judicial Eleitoral - AIJE, e, por consequência, extinto o processo com resolução do mérito, nos termos do artigo 487, I do Código de Processo Civil”, publicou.
A decisão cabe recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Caso Poliano de Moura Pinheiro ‘Pôly’ não recorra da decisão, e certificado o trânsito em julgado pelo Cartório Eleitoral, a Aije será arquivada.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
