Empresas em Alagoas terão redução de ICMS ao investir em cultura
Incentivo fiscal fomenta projetos culturais por todo Estado
A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) regulamentou um recurso valioso que permite às empresas alagoanas destinar parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS) devido a projetos culturais. As solicitações estão disponíveis para empresas interessadas em participar do regime especial de incentivo fiscal à cultura.
Essa medida permite que contribuintes do ICMS destinem parte do imposto devido a projetos culturais aprovados, por meio do Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais (FDAC).
O incentivo está previsto no Decreto n.º 59.240/2018 e acaba de ser atualizado pela Instrução Normativa SEF n.º 27/2025, que padroniza os procedimentos para solicitação e fiscalização do crédito presumido de ICMS usado para esse fim.
De acordo com a secretária de Estado da Fazenda, Renata dos Santos, a medida vai muito além do benefício tributário. “Vai além de gerar renda e novas atividades culturais. É entretenimento, é qualidade de vida para o cidadão alagoano. É uma política pública que fomenta novos talentos, estimula a economia criativa e promove o desenvolvimento social”, ressaltou.
Além de permitir dedução no valor do ICMS, o programa oferece segurança jurídica às empresas e facilita o acesso de artistas, coletivos e produtores culturais a recursos financeiros.
A iniciativa é fruto de uma articulação conjunta entre a Sefaz e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Para a secretária da Secult, Mellina Freitas, o programa é um divisor de águas: “Estamos dando um passo decisivo com essa política. O incentivo fiscal aproxima o investimento privado da potência artística de Alagoas. É um modelo eficiente, transparente e transformador na vida de quem vive da cultura”, afirmou.
Por meio deste incentivo, empresas poderão destinar parte dos seus recolhimentos tributários para apoiar diretamente iniciativas culturais. É um modelo que aproxima o investimento privado da potência artística que Alagoas tem, gerando impacto social, movimentando a economia e valorizando a diversidade das nossas expressões culturais.
Para Rafhael Barbosa, realizador audiovisual, a implementação do incentivo é uma conquista histórica que merece ser comemorada. “O Incentivo à Cultura é fruto do esforço de várias gerações que se dedicaram a essa construção no setor. Sem dúvida, é uma vitória que precisa ser celebrada", afirma.
Segundo ele, a produção artística alagoana é uma força que vai além do campo simbólico. “É uma potência cultural e econômica, um verdadeiro vetor de geração de emprego, renda e transformação social. Todo novo mecanismo que fortaleça essa cadeia contribui para mudar a forma como Alagoas se enxerga e se apresenta para o mundo.”
Como solicitar
Empresas interessadas devem abrir processo eletrônico no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), selecionando o assunto “Fazenda: Regime Especial – Decreto n.º 59.240/2018”. No pedido, é necessário incluir: nome comercial, endereço, CNPJ e inscrição estadual da empresa; identificação do representante legal; procuração e documento do procurador, se houver; citação ao Decreto n.º 59.240/2018 e comprovante de pagamento da taxa no valor de 1 UPFAL.
Requisitos
Para participar, a empresa deve estar com a situação regular no Cadastro dos Contribuintes do Estado de Alagoas (Caceal) e no pagamento do ICMS (ou com exigibilidade suspensa), não possuir débitos inscritos em Dívida Ativa (salvo com exigibilidade suspensa), e emitir regularmente Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
