Ministério Público firma TAC com municípios da Região Norte para Festas Juninas
Documento foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (29)
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para determinar as regras a serem observadas na organização e realização das Festas Juninas de 2025 em quatro cidades da Região Norte. O documento foi publicado na edição desta quinta-feira (29) do Diário Oficial Eletrônico (DOE).
O acordo foi firmado nas sedes da Promotorias de Justiça de Porto Calvo e o TAC vale para os municípios de Porto Calvo, Japaratinga, Jacuípe e Jundiá. Além das prefeituras, o termo conta também com as participações do Conselho Tutelar, Polícia Civil e Polícia Militar.
Os promotores Paulo Barbosa de Almeida Filho e Rodrigo Soares da Silva destacaram que o MPAL pretende atuar, principalmente de forma preventiva, evitando que sejam cometidos abusos e que todos possam se divertir nos festejos juninos em paz e harmonia.
O Ministério Público abordou a necessidade dos organizadores do evento em observarem fielmente as regras previstas no Estatuto da Criança e Adolescente, como evitarem a disponibilização de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, e, de igual maneira, sobre a legislação de trânsito e ambiental no que pertine ao uso de som automotivo, como forma de evitar a perturbação ao sossego público.
Os Municípios e as autoridades policiais se comprometeram a fiscalizar e assegurar os eventos referido evento, bem como em bares e similares, não se promovam ruídos e poluição sonora acima dos limites legais permitidos. As autoridades policiais também se comprometeram a realizar diligências objetivando coibir e reprimir especialmente a venda de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes, bem como de outros produtos que possam causar dependências físicas e psíquicas, assim como evitar e apurar ocorrências de quaisquer danos ou perigo à paz e à incolumidade pública, inclusive no que se refere à poluição ambiental.
O Conselho Tutelar fará plantão domiciliar durante os eventos e fiscalizará os locais dos eventos, devendo remeter a sua escala de plantão à 1ª Promotoria de Justiça antecipadamente. O órgão também se comprometeu a identificar a violação aos direitos de crianças e adolescentes adotando as medidas cabíveis e acionando, sempre que necessário, as autoridades policiais.
Comercialização de bebidas e alimentos
Nos eventos, fica terminantemente proibida a venda de bebidas em recipientes de vidro, o uso de espetinhos e o uso de talheres e pratos que não sejam de plástico, seja no ambiente externo ou interno do espaço destinado à realização das apresentações dos shows com bandas/grupos musicais.
Os ambulantes devem providenciar a limpeza imediata do local disponibilizado para a venda de bebidas e comidas, com coleta de latas, plásticos, materiais descartáveis, etc., sob pena de não mais lhes ser em eventos posteriores autorizado o direito de comercializar.
A Vigilância Sanitária deverá fiscalizar diariamente, durante todo o evento, a disposição de comidas e bebidas vendidas à população, evitando a propagação de doenças e distúrbios ligados ao consumo inadequado. O órgão também se comprometeu a exercer o seu poder de polícia fiscalizatória, promovendo embargo dos pontos ambulantes que não se adequarem às normas sanitárias no tocante à manipulação e comercialização de alimentos. É terminantemente proibida a venda de bebida alcoólica aos menores de 18 anos.
Porto Calvo
Em Porto Calvo, a realização do evento fica limitado aos dias 11, 12, 13, 23, 24, 28 e 29 de junho, no pátio da antiga rodoviária, iniciando às 22h, sendo que nos dias 11, 23 e 28 o evento se estenderá até 3h da madrugada, ao passo que nos demais dias listados será até às 2h da madrugada.
Japaratinga
A realização do evento em Japaratinga fica limitado aos dias 23, 24, 28 e 29 de junho, das 21h às 2h da madrugada, na quadra poliesportiva, no bairro Centro.
Jacuípe e Jundiá
A realização do evento a cidade de Jacuípe fica limitado aos dias 12, 23, 24, 28 e 29 de junho, das 21h às 2h da madrugada. Em Jundiá, a realização do evento TAC fica limitado aos dias 18 e 19 de junho, das 21h às 2h da madrugada.
Veja também
Últimas notícias
Prefeitura de Penedo divulga lista dos 100 selecionados para o Aprova Penedo
Show da banda Cavalo de Pau encerra festejos do mês das Mães
Pet Amigo atenderá bairro Paraíso neste mês de junho
Sucesso em Maceió, “Velocidade” acelera expansão e chega a Arapiraca com novo espaço para o universo automobilístico
ALE aprova lei de autoria do deputado André Silva que amplia Programa Ronda do Bairro em Arapiraca
Prefeitura de Arapiraca terá programação especial neste domingo (31) no Bosque das Arapiracas
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Banco do Brasil lança plataforma digital para venda de imóveis
