Empretec Rural transforma realidade de produtoras rurais em Maragogi
Adaptado para o campo, seminário foi exclusivo para mulheres e vai capacitar agricultoras com foco em comportamento empreendedor

O Sebrae Alagoas realizou o Empretec Rural na cidade de Maragogi. Nesta edição o seminário foi exclusivo para mulheres da zona rural. A iniciativa, em parceria com a Prefeitura de Maragogi, teve como objetivo desenvolver competências empreendedoras em produtoras locais, promovendo inovação dentro das atividades que elas já exercem, incentivando o crescimento dos pequenos negócios no campo. A ação ocorreu no período de 16 e 21 de junho.
Desenvolvido a partir da metodologia do Empretec tradicional, produto destaque do Sebrae, o Empretec Rural foi adaptado especialmente para o público do campo. A proposta é oferecer um ambiente mais leve e acessível, que permita às produtoras refletirem sobre suas atividades e adotarem comportamentos empreendedores de forma prática e transformadora.
“O Empretec Rural é a única capacitação do Sebrae com foco no comportamento empreendedor. Ele provoca mudanças reais na forma como o produtor rural lida com seu negócio, com aspectos como planejamento, negociação e inovação. E quando aplicamos essa metodologia exclusivamente para mulheres, como ocorreu em Maragogi, o impacto é ainda mais potente”, destaca o analista do Sebrae Alagoas, Vítor Pereira.
Essa é a segunda vez que o município de Maragogi sedia o Empretec Rural, mas é a primeira edição voltada exclusivamente para o público feminino. O modelo já vem sendo replicado em outras regiões do estado e deve ganhar novas edições no segundo semestre deste ano.
De acordo com Vítor Pereira, durante a capacitação, as participantes criam um “negócio laboratório”, baseado em suas próprias realidades. Ao invés de desenvolver uma nova atividade, como acontece no Empretec tradicional, elas são desafiadas a inovar dentro da produção que já conhecem.
“Uma produtora de banana, por exemplo, pode agregar valor à sua atividade transformando a fruta em doces ou outros produtos derivados”, explicou o analista do Sebrae.
Para o fazendeiro e criador de gado, João Izidoro, que participou de outras edições do Empretec Rural, a capacitação foi um divisor de águas na forma de encarar os desafios da vida no campo, e contribuiu para uma atuação mais técnica e estratégica no dia a dia da propriedade.
“Passei a tomar decisões com mais consciência e visão crítica, identificando gargalos e ajustando despesas para melhorar o desempenho do meu trabalho. Até hoje uso as ferramentas que aprendi no seminário. O Sebrae e os facilitadores têm uma didática excelente, que realmente transforma nossa forma de pensar o negócio rural”, destacou.
Com o Empretec Rural, o Sebrae Alagoas reafirma seu compromisso com o fortalecimento dos pequenos negócios no campo, promovendo inclusão, inovação e desenvolvimento regional de forma sustentável e estratégica.
Veja também
Últimas notícias

Adolescente é morto a tiros e enterrado em cova rasa em Rio Largo; polícia investiga

Virginia Fonseca diz que rompeu com Neymar após ligação polêmica de madrugada: 'Contrato acabou'

'Mais tatuado do Brasil' surge irreconhecível após passar por nova sessão de remoção de tatuagens no rosto
Corrida Agosto Lilás mobiliza centenas de traipuenses pelo fim da violência contra a mulher

Suplente de vereador xinga PM de ‘b*sta’, mas se arrepende e pede desculpas no Pilar

Justiça responsabiliza Estado de São Paulo por morte de alagoano executado pela PM
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
