Empretec Rural transforma realidade de produtoras rurais em Maragogi
Adaptado para o campo, seminário foi exclusivo para mulheres e vai capacitar agricultoras com foco em comportamento empreendedor

O Sebrae Alagoas realizou o Empretec Rural na cidade de Maragogi. Nesta edição o seminário foi exclusivo para mulheres da zona rural. A iniciativa, em parceria com a Prefeitura de Maragogi, teve como objetivo desenvolver competências empreendedoras em produtoras locais, promovendo inovação dentro das atividades que elas já exercem, incentivando o crescimento dos pequenos negócios no campo. A ação ocorreu no período de 16 e 21 de junho.
Desenvolvido a partir da metodologia do Empretec tradicional, produto destaque do Sebrae, o Empretec Rural foi adaptado especialmente para o público do campo. A proposta é oferecer um ambiente mais leve e acessível, que permita às produtoras refletirem sobre suas atividades e adotarem comportamentos empreendedores de forma prática e transformadora.
“O Empretec Rural é a única capacitação do Sebrae com foco no comportamento empreendedor. Ele provoca mudanças reais na forma como o produtor rural lida com seu negócio, com aspectos como planejamento, negociação e inovação. E quando aplicamos essa metodologia exclusivamente para mulheres, como ocorreu em Maragogi, o impacto é ainda mais potente”, destaca o analista do Sebrae Alagoas, Vítor Pereira.
Essa é a segunda vez que o município de Maragogi sedia o Empretec Rural, mas é a primeira edição voltada exclusivamente para o público feminino. O modelo já vem sendo replicado em outras regiões do estado e deve ganhar novas edições no segundo semestre deste ano.
De acordo com Vítor Pereira, durante a capacitação, as participantes criam um “negócio laboratório”, baseado em suas próprias realidades. Ao invés de desenvolver uma nova atividade, como acontece no Empretec tradicional, elas são desafiadas a inovar dentro da produção que já conhecem.
“Uma produtora de banana, por exemplo, pode agregar valor à sua atividade transformando a fruta em doces ou outros produtos derivados”, explicou o analista do Sebrae.
Para o fazendeiro e criador de gado, João Izidoro, que participou de outras edições do Empretec Rural, a capacitação foi um divisor de águas na forma de encarar os desafios da vida no campo, e contribuiu para uma atuação mais técnica e estratégica no dia a dia da propriedade.
“Passei a tomar decisões com mais consciência e visão crítica, identificando gargalos e ajustando despesas para melhorar o desempenho do meu trabalho. Até hoje uso as ferramentas que aprendi no seminário. O Sebrae e os facilitadores têm uma didática excelente, que realmente transforma nossa forma de pensar o negócio rural”, destacou.
Com o Empretec Rural, o Sebrae Alagoas reafirma seu compromisso com o fortalecimento dos pequenos negócios no campo, promovendo inclusão, inovação e desenvolvimento regional de forma sustentável e estratégica.
Veja também
Últimas notícias

Coronel descreve “cenário complexo” em acidente que deixou 17 mortos na BR-423 em Pernambuco

Ônibus bate em barranco e capota no Agreste pernambucano; 17 morreram

Explosões em fiação de poste assustam moradores no Centro de Maragogi

Líderes europeus reiteram apoio à Ucrânia após reunião

Lula lamenta mortos e feridos em acidente de ônibus em Pernambuco

Não ouse falar grosso com o Brasil, porque não vamos aceitar, diz Lula
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
