Trump ataca Putin e critica postura sobre guerra na Ucrânia: “Inútil”
Presidente dos EUA, Donald Trump acusa Putin de “falar besteira”, diz que analisa novas sanções e confirma envio de armas à Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a fazer críticas ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta terça-feira (8/7), durante reunião de gabinete na Casa Branca. Ao comentar as negociações de paz na Ucrânia, Trump chamou o líder russo de inútil e declarou que ele fala “muita besteira”.
“Putin fala muita besteira, se vocês querem saber a verdade. Ele é muito gentil o tempo todo, mas acaba sendo inútil”, atacou.
Questionado por repórteres sobre o apoio a um novo projeto de lei no Senado norte-americano que propõe sanções adicionais à Rússia, Trump afirmou estar “analisando isso com muita seriedade”.
O presidente dos EUA também confirmou que autorizou o envio de armas defensivas para a Ucrânia, ampliando o envolvimento direto de Washington na guerra, iniciada em fevereiro de 2022.
Recentes desdobramentos da guerra
A Rússia tem ampliado sua presença militar no leste da Ucrânia. O avanço é sustentado por brigadas móveis e uso tático de guerra eletrônica — o constante uso de drones.
A guerra tem se tornado cada vez mais tecnológica. Em junho, a operação Teia de Aranha destruiu aviões militares russos em solo.
O governo Trump suspendeu temporariamente o envio de sistemas de defesa para os ucranianos. A justificativa foi proteger os estoques norte-americanos.
Trump conversou com Putin na última quinta-feira (3/7) e, no dia seguinte, falou por telefone com Volodymyr Zelensky. O norte-americano declarou estar “decepcionado” com a posição do líder russo, que rejeitou pedidos por cessar-fogo.
As declarações ocorrem poucos dias após novo episódio de tensão: no fim de maio, Putin ordenou o maior bombardeio aéreo contra a Ucrânia desde o início do conflito.
O ataque ocorreu apenas um dia depois de Trump ter feito uma ligação ao líder russo.
À época, o presidente americano demonstrou irritação: “Não estou satisfeito com Putin. Não sei o que há de errado com ele. O que diabos aconteceu com ele? Certo? Ele está matando muita gente. Não estou feliz com isso”, reclamou.
Exigências russas para um possível cessar-fogo
Nessa segunda-feira (8/7), Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, declarou que Moscou não aceitará um cessar-fogo na guerra contra a Ucrânia sem a suspensão das sanções ocidentais e a devolução dos ativos russos congelados no exterior.
O ministro reiterou a narrativa do Kremlin sobre as “causas raiz” da guerra, expressão usada por Vladimir Putin desde o início do conflito no leste-europeu em fevereiro de 2022.
Para o governo russo, essas “causas” envolvem a desistência da Ucrânia de integrar a Otan e a retirada das tropas ucranianas de regiões hoje parcialmente ocupadas pela Rússia.
Veja também
Últimas notícias

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre

HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante

Homem é assassinado com golpes de facão em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
