Trump ataca Putin e critica postura sobre guerra na Ucrânia: “Inútil”
Presidente dos EUA, Donald Trump acusa Putin de “falar besteira”, diz que analisa novas sanções e confirma envio de armas à Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a fazer críticas ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta terça-feira (8/7), durante reunião de gabinete na Casa Branca. Ao comentar as negociações de paz na Ucrânia, Trump chamou o líder russo de inútil e declarou que ele fala “muita besteira”.
“Putin fala muita besteira, se vocês querem saber a verdade. Ele é muito gentil o tempo todo, mas acaba sendo inútil”, atacou.
Questionado por repórteres sobre o apoio a um novo projeto de lei no Senado norte-americano que propõe sanções adicionais à Rússia, Trump afirmou estar “analisando isso com muita seriedade”.
O presidente dos EUA também confirmou que autorizou o envio de armas defensivas para a Ucrânia, ampliando o envolvimento direto de Washington na guerra, iniciada em fevereiro de 2022.
Recentes desdobramentos da guerra
A Rússia tem ampliado sua presença militar no leste da Ucrânia. O avanço é sustentado por brigadas móveis e uso tático de guerra eletrônica — o constante uso de drones.
A guerra tem se tornado cada vez mais tecnológica. Em junho, a operação Teia de Aranha destruiu aviões militares russos em solo.
O governo Trump suspendeu temporariamente o envio de sistemas de defesa para os ucranianos. A justificativa foi proteger os estoques norte-americanos.
Trump conversou com Putin na última quinta-feira (3/7) e, no dia seguinte, falou por telefone com Volodymyr Zelensky. O norte-americano declarou estar “decepcionado” com a posição do líder russo, que rejeitou pedidos por cessar-fogo.
As declarações ocorrem poucos dias após novo episódio de tensão: no fim de maio, Putin ordenou o maior bombardeio aéreo contra a Ucrânia desde o início do conflito.
O ataque ocorreu apenas um dia depois de Trump ter feito uma ligação ao líder russo.
À época, o presidente americano demonstrou irritação: “Não estou satisfeito com Putin. Não sei o que há de errado com ele. O que diabos aconteceu com ele? Certo? Ele está matando muita gente. Não estou feliz com isso”, reclamou.
Exigências russas para um possível cessar-fogo
Nessa segunda-feira (8/7), Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, declarou que Moscou não aceitará um cessar-fogo na guerra contra a Ucrânia sem a suspensão das sanções ocidentais e a devolução dos ativos russos congelados no exterior.
O ministro reiterou a narrativa do Kremlin sobre as “causas raiz” da guerra, expressão usada por Vladimir Putin desde o início do conflito no leste-europeu em fevereiro de 2022.
Para o governo russo, essas “causas” envolvem a desistência da Ucrânia de integrar a Otan e a retirada das tropas ucranianas de regiões hoje parcialmente ocupadas pela Rússia.
Veja também
Últimas notícias

Assembleia Legislativa retoma os trabalhos nesta terça-feira

Homem finge interesse por moto e tenta furtá-la durante test-drive em feira de Arapiraca

Mulher é agredida e ameaçada por ex-padrasto na zona rural de Arapiraca

Corpo de idoso é achado em estado de decomposição dentro de casa em Igaci

Homem fica gravemente ferido ao sofrer tentativa de homicídio em Campo Grande

Deputado Cabo Bebeto critica prisão domiciliar de Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
