Serviços

Abastecimento de água é retomado em Jundiá após melhora da água bruta

Casal normaliza operação da ETA nesta quinta-feira (7)

Por 7Segundos, com Assessoria 07/08/2025 15h03
Abastecimento de água é retomado em Jundiá após melhora da água bruta
Jundiá fica no Norte de Alagoas - Foto: Assessoria

Após a melhora na qualidade da água bruta, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) retomou, nesta quinta-feira (7), a operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) que abastece o município de Jundiá. As fortes chuvas dos últimos dias elevou a turbidez da água, o que impossibilitou o tratamento dentro dos padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde. 

A falta d'água deixou os moradores revoltados e eles chegaram a bloquear a rodovia BR-101 em forma de protesto na segunda-feira (4). Na oportunidade, a população alegava que estava há cinco dias sem água. 

Para acelerar a retomada do abastecimento, a Casal adotou uma série de ações emergenciais no sistema, como a limpeza do manancial, ajustes na dosagem de produtos químicos utilizados no tratamento da água e monitoramento constante dos parâmetros do líquido. Essas medidas foram fundamentais para viabilizar o retorno da operação com maior brevidade e segurança.

Com a redução dos níveis de turbidez, o sistema de captação e tratamento voltou a funcionar normalmente. A água tratada, então, já está sendo repassada à concessionária Verde Alagoas, responsável pela distribuição à população. A Casal segue monitorando a situação para garantir a continuidade do fornecimento com qualidade.