Mais um pinguim encalha morto no litoral de Alagoas
Animal foi achado na Praia de Ponta de Mangue
Mais um pinguim-de-magalhães encalhou morto em Alagoas. Desta vez o caso ocorreu novamente no município de Maragogi, agora na Praia de Ponta de Mangue. O fato foi registrado na tarde desta segunda-feira (11). De acordo com o Instituto Biota de Conservação, essa é a quinta ave marinha achada em território alagoano nos últimos dias.
O animal foi encontrado morto nesta segunda na Praia de Ponta de Mangue e chamou a atenção de banhistas em Maragogi. Na quinta-feira (7) da semana passada, outro caso foi registrado na cidade turística, só que na Praia de Xaréu ‘Praia da Bruna’.
O Instituto Biota de Conservação foi acionado para a ocorrência e vai adotar as medidas legais sobre o caso. A causa da morte do animal ainda é desconhecida, mas será investigada. Ao avistá-los, a população deve entrar em contato por meio do número de contato: (82) 99115.2944.
Pinguins em Alagoas
No dia 26 de julho de 2025 um pinguim-de-magalhães foi encontrado vivo encalhado na Praia do Gunga, no município de Roteiro, no Litoral Sul. O animal recebeu os cuidados do Biota e foi transferido na quarta-feira (6) para um aquário localizado em João Pessoa-PB, onde no local existe a estrutura adequada para fazer a reabilitação da ave marinha. Na mesma praia, segundo o Biota, outro pinguim foi achado morto.
No dia 31 de julho desse ano, um pinguim-de-magalhães foi achado morto na areia da Praia de Riacho Doce, no Litoral Norte de Maceió. O corpo do animal foi encaminhado para o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do Instituto Biota, onde vai passar por exame de necropsia.
O aparecimento em Alagoas
O biólogo Carlos Fernando, da Unidade de Vigilância em Zoonoses, explicou que o aparecimento é incomum, mas não inédito. “Durante o inverno, os pinguins-de-magalhães, especialmente os mais jovens e inexperientes, deixam suas áreas de reprodução na Patagônia e acabam seguindo as correntes marinhas em busca de cardumes de peixes, lulas e outros pequenos organismos. Alguns se perdem do bando e encalham em locais distantes, como Alagoas”, explicou.
Veja também
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
