Mais um pinguim encalha morto no litoral de Alagoas
Animal foi achado na Praia de Ponta de Mangue

Mais um pinguim-de-magalhães encalhou morto em Alagoas. Desta vez o caso ocorreu novamente no município de Maragogi, agora na Praia de Ponta de Mangue. O fato foi registrado na tarde desta segunda-feira (11). De acordo com o Instituto Biota de Conservação, essa é a quinta ave marinha achada em território alagoano nos últimos dias.
O animal foi encontrado morto nesta segunda na Praia de Ponta de Mangue e chamou a atenção de banhistas em Maragogi. Na quinta-feira (7) da semana passada, outro caso foi registrado na cidade turística, só que na Praia de Xaréu ‘Praia da Bruna’.
O Instituto Biota de Conservação foi acionado para a ocorrência e vai adotar as medidas legais sobre o caso. A causa da morte do animal ainda é desconhecida, mas será investigada. Ao avistá-los, a população deve entrar em contato por meio do número de contato: (82) 99115.2944.
Pinguins em Alagoas
No dia 26 de julho de 2025 um pinguim-de-magalhães foi encontrado vivo encalhado na Praia do Gunga, no município de Roteiro, no Litoral Sul. O animal recebeu os cuidados do Biota e foi transferido na quarta-feira (6) para um aquário localizado em João Pessoa-PB, onde no local existe a estrutura adequada para fazer a reabilitação da ave marinha. Na mesma praia, segundo o Biota, outro pinguim foi achado morto.
No dia 31 de julho desse ano, um pinguim-de-magalhães foi achado morto na areia da Praia de Riacho Doce, no Litoral Norte de Maceió. O corpo do animal foi encaminhado para o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do Instituto Biota, onde vai passar por exame de necropsia.
O aparecimento em Alagoas
O biólogo Carlos Fernando, da Unidade de Vigilância em Zoonoses, explicou que o aparecimento é incomum, mas não inédito. “Durante o inverno, os pinguins-de-magalhães, especialmente os mais jovens e inexperientes, deixam suas áreas de reprodução na Patagônia e acabam seguindo as correntes marinhas em busca de cardumes de peixes, lulas e outros pequenos organismos. Alguns se perdem do bando e encalham em locais distantes, como Alagoas”, explicou.
Veja também
Últimas notícias

Domingo na Praça estreia com sucesso e promete virar tradição em Feira Grande

Ex-aluna do Ifal Campus Santana é premiada pelo MEC por nota de destaque na redação do Enem

Leonardo Dias comemora obras de revitalização no bairro do Jaraguá

Homem é preso em flagrante por estupro de vulnerável contra criança de 11 anos em Arapiraca

Cabo Bebeto protocola Projeto de Lei contra erotização infantil em Alagoas

Mulher é denunciada por agredir filho autista de 5 anos em Teotônio Vilela
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
