Mais um pinguim encalha morto no litoral de Alagoas
Animal foi achado na Praia de Ponta de Mangue

Mais um pinguim-de-magalhães encalhou morto em Alagoas. Desta vez o caso ocorreu novamente no município de Maragogi, agora na Praia de Ponta de Mangue. O fato foi registrado na tarde desta segunda-feira (11). De acordo com o Instituto Biota de Conservação, essa é a quinta ave marinha achada em território alagoano nos últimos dias.
O animal foi encontrado morto nesta segunda na Praia de Ponta de Mangue e chamou a atenção de banhistas em Maragogi. Na quinta-feira (7) da semana passada, outro caso foi registrado na cidade turística, só que na Praia de Xaréu ‘Praia da Bruna’.
O Instituto Biota de Conservação foi acionado para a ocorrência e vai adotar as medidas legais sobre o caso. A causa da morte do animal ainda é desconhecida, mas será investigada. Ao avistá-los, a população deve entrar em contato por meio do número de contato: (82) 99115.2944.
Pinguins em Alagoas
No dia 26 de julho de 2025 um pinguim-de-magalhães foi encontrado vivo encalhado na Praia do Gunga, no município de Roteiro, no Litoral Sul. O animal recebeu os cuidados do Biota e foi transferido na quarta-feira (6) para um aquário localizado em João Pessoa-PB, onde no local existe a estrutura adequada para fazer a reabilitação da ave marinha. Na mesma praia, segundo o Biota, outro pinguim foi achado morto.
No dia 31 de julho desse ano, um pinguim-de-magalhães foi achado morto na areia da Praia de Riacho Doce, no Litoral Norte de Maceió. O corpo do animal foi encaminhado para o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do Instituto Biota, onde vai passar por exame de necropsia.
O aparecimento em Alagoas
O biólogo Carlos Fernando, da Unidade de Vigilância em Zoonoses, explicou que o aparecimento é incomum, mas não inédito. “Durante o inverno, os pinguins-de-magalhães, especialmente os mais jovens e inexperientes, deixam suas áreas de reprodução na Patagônia e acabam seguindo as correntes marinhas em busca de cardumes de peixes, lulas e outros pequenos organismos. Alguns se perdem do bando e encalham em locais distantes, como Alagoas”, explicou.
Veja também
Últimas notícias

Caio Bebeto repudia maus-tratos a cavalo no Benedito Bentes e cobra punição aos responsáveis

Cabo Bebeto critica veto de Paulo Dantas a projeto que beneficia pessoas com deficiência em Alagoas

Caio Bebeto alerta sobre exploração de crianças em situação de rua e pede união de forças

Projeto de Alfredo Gaspar torna crimes contra agentes de segurança hediondos

Hospital Metropolitano salva moradora de União dos Palmares com tumor no rim

PF faz operação contra importação clandestina de remédio emagrecedor
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca
