Autor da ação que cassou vereadores do MDB fica fora da nova composição da Câmara de Japaratinga
Pôly entrou com a Aije e esperava assumir o mandato na Casa Legislativa

O suplente Poliano de Moura Pinheiro ‘Pôly’ (PSDB) estava ansioso para assumir uma vaga na Câmara de Japaratinga. Ele é o autor da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que resultou na cassação dos vereadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). A 14ª Zona Eleitoral, localizada em Porto Calvo, realizou nesta terça-feira (12), a retotalização dos votos das eleições 2024 no município de Japaratinga para o cargo de vereador e ele ficou de fora dos novos que irão assumir.
Pôly, de 39 anos de idade, obteve 102 votos no pleito do ano passado pela federação PSDB-Cidadania e estava com esperança de assumir uma das vagas que foram cassadas dos vereadores do MDB. Porém, a retotalização dos votos trouxe outros quatro nomes para assumir e ele vai ter que esperar as eleições de 2028 para tentar ser eleito vereador por Japaratinga.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) julgou a Aije e decidiu anular, por unanimidade, todos os 3.067 votos todos do MDB na cidade do Litoral Norte de Alagoas por fraude à cota de gênero. Com a decisão, perderam os mandatos: Severino Luiz dos Santos Neto 'Irmão Silvinho', Josélia Buarque Belo 'Coca da Saúde', Rayabe Correia Tavares e Meykson Thiago Trindade Santos 'Mequinho da Cícera'.
Com a retotalização dos votos serão empossados na Casa Legislativa de Japaratinga: Roosevelt Kenned Franco Rodrigues ‘Ferrugem do Bertinho’ (Republicanos), Everaldo Solano de Vasconcelos Neto ‘Neto do Aderson’ (Republicanos), Fábio Benedito da Silva ‘Fábio Cassaco’ (PSB) e Heberthyson José Peres dos Santos ‘Betinho Peres’ (PSB).
Os novos vereadores foram diplomados pela Justiça Eleitoral. O ofício será enviado à Câmara de Japaratinga para conhecimento dos novos eleitos e posse imediata. O presidente do Poder Legislativo, Irmão Jady (Republicanos), fará a posse.
Com a retotalização, a nova composição da Câmara de Japaratinga será formada por: Milena do Marcelo (Republicanos), Dani Pacheco (PSB), Irmão Jady (Republicanos), Breno Mendonça (PSB), Roberto do Sindicato (PSDB), Roosevelt Kenned Franco Rodrigues ‘Ferrugem do Bertinho’ (Republicanos), Everaldo Solano de Vasconcelos Neto ‘Neto do Aderson’ (Republicanos), Fábio Benedito da Silva ‘Fábio Cassaco’ (PSB) e Heberthyson José Peres dos Santos ‘Betinho Peres’.
A Aije
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) foi ajuizada por Poliano de Moura Pinheiro ‘Pôly’ (PSDB), que foi candidato a uma vaga na Câmara de Japaratinga nas eleições de 2024.
Na Aije, Poliano Pinheiro argumentou que a candidata Carla Cristina Lins de Oliveira (MDB) não teria realizado atos de campanha, limitando-se a uma postagem nas redes sociais às vésperas da eleição, o que, aliado à votação inexpressiva de apenas três votos e aos poucos gastos declarados, evidenciaria o intuito de apenas preencher formalmente a cota mínima de candidaturas femininas prevista na legislação eleitoral, ensejando fraude à cota de gênero em razão da suposta candidatura fictícia.
Veja também
Últimas notícias

82 municípios alagoanos podem ser beneficiados pelo Minha Casa, Minha Vida

Mulher cai de moto em Arapiraca e sofre fratura na perna

Motociclista embriagado colide com poste na Cidade Universitária

Moraes autoriza Bolsonaro a deixar prisão domiciliar para fazer exames

Esquema envolvendo dono da Ultrafarma rendeu R$ 1 bi em propina, diz MP

Emenda para o Hospital Regional beneficia mais de um milhão de moradores do interior de AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
