Justiça faz retotalização e quatro vereadores serão substituídos em Japaratinga
Parlamentares do MDB perderam os mandatos com votos anulados
A 14ª Zona Eleitoral, localizada em Porto Calvo, realizou na manhã desta terça-feira (12), no Fórum Domingos Fernandes Calabar, a retotalização dos votos das eleições 2024 no município de Japaratinga para o cargo de vereador. Os votos obtidos por todos os candidatos do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) foram anulados devido a uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) ajuizada por por Poliano de Moura Pinheiro ‘Pôly’ (PSDB). Com a decisão, quatro vereadores serão substituídos.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) julgou a Aije e decidiu anular, por unanimidade, todos os 3.067 votos do MDB para o cargo de vereador na cidade do Litoral Norte de Alagoas. Com a decisão, perderão os mandatos: Severino Luiz dos Santos Neto 'Irmão Silvinho', Josélia Buarque Belo 'Coca da Saúde', Rayabe Correia Tavares e Meykson Thiago Trindade Santos 'Mequinho da Cícera'.
Com a retotalização dos votos serão empossados na Casa Legislativa de Japaratinga: Roosevelt Kenned Franco Rodrigues ‘Ferrugem do Bertinho’ (Republicanos), Everaldo Solano de Vasconcelos Neto ‘Neto do Aderson’ (Republicanos), Fábio Benedito da Silva ‘Fábio Cassaco’ (PSB) e Heberthyson José Peres dos Santos ‘Betinho Peres’ (PSB).
Os novos vereadores foram diplomados pela Justiça Eleitoral. O ofício será enviado à Câmara de Japaratinga para conhecimento dos novos eleitos e posse imediata. O presidente do Poder Legislativo, Irmão Jady (Republicanos), fará a posse.
Com a retotalização, a nova composição da Câmara de Japaratinga será formada por: Milena do Marcelo (Republicanos), Dani Pacheco (PSB), Irmão Jady (Republicanos), Breno Mendonça (PSB), Roberto do Sindicato (PSDB), Roosevelt Kenned Franco Rodrigues ‘Ferrugem do Bertinho’ (Republicanos), Everaldo Solano de Vasconcelos Neto ‘Neto do Aderson’ (Republicanos), Fábio Benedito da Silva ‘Fábio Cassaco’ (PSB) e Heberthyson José Peres dos Santos ‘Betinho Peres’.
A Aije
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) foi ajuizada por Poliano de Moura Pinheiro ‘Pôly’ (PSDB), que foi candidato a uma vaga na Câmara de Japaratinga nas eleições de 2024.
Na Aije, Poliano Pinheiro argumentou que a candidata Carla Cristina Lins de Oliveira (MDB) não teria realizado atos de campanha, limitando-se a uma postagem nas redes sociais às vésperas da eleição, o que, aliado à votação inexpressiva de apenas três votos e aos poucos gastos declarados, evidenciaria o intuito de apenas preencher formalmente a cota mínima de candidaturas femininas prevista na legislação eleitoral, ensejando fraude à cota de gênero em razão da suposta candidatura fictícia.
Últimas notícias
Homem que matou mulher com 15 facadas após suspeitar furto de carteira é condenado a 16 anos em Arapiraca
STF nega por unanimidade recurso de Bolsonaro em condenação
Vereador César Felizardo assegura R$ 500 mil em emenda da senadora Dra. Eudócia para Jequiá da Praia
Relatório do IMA aponta 13 trechos do litoral de Alagoas impróprios para banho
Caetano Veloso e Maria Bethânia concorrem ao Grammy 2026 na categoria de Melhor Álbum de Música Global
TJAL entrega 156 títulos de propriedade em Maribondo na próxima segunda (10)
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
