TRE/AL esclarece que vereadores do MDB de Japaratinga serão afastados
Cartório Eleitoral de Porto Calvo ainda não foi notificado
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) esclareceu que os vereadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) do município de Japaratinga serão afastados das atividades parlamentares depois do resultado dos embargos de declaração referente ao processo de fraude à cota de gênero. Porém, a 14ª Zona Eleitoral, em Porto Calvo, até manhã desta terça-feira (29) ainda não foi notificada da decisão. Os embargos foram julgados nesta segunda-feira (28) e a decisão foi desfavorável contra os parlamentares.
O TRE/AL informou ainda que os vereadores afetados com a decisão: Severino Luiz dos Santos Neto 'Irmão Silvinho', Josélia Buarque Belo 'Coca da Saúde', Rayabe Correia Tavares e Meykson Thiago Trindade Santos 'Mequinho da Cícera' podem recorrer da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, entretanto, fora do cargo.
Quando o Cartório Eleitoral de Porto Calvo for notificado, a 14ª Zona Eleitoral poderá fazer a retotailização dos votos e comunicar à Câmara de Japaratinga quais candidatos herdarão as quatro vagas que eram dos políticos do MDB. O TRE/AL já tinha votado pela cassação dos quatro vereadores no dia 30 de junho de 2025 em decisão unanime por 7 a 0.
Aije
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) foi ajuizada por Poliano de Moura Pinheiro ‘Pôly’ (PSDB), que foi candidato a uma vaga na Câmara de Japaratinga nas eleições de 2024.
Na Aije, Poliano Pinheiro argumentou que a candidata Carla Cristina Lins de Oliveira (MDB) não teria realizado atos de campanha, limitando-se a uma postagem nas redes sociais às vésperas da eleição, o que, aliado à votação inexpressiva de apenas três votos e aos poucos gastos declarados, evidenciaria o intuito de apenas preencher formalmente a cota mínima de candidaturas femininas prevista na legislação eleitoral, ensejando fraude à cota de gênero em razão da suposta candidatura fictícia.
Veja também
Últimas notícias
Inscrições para o programa Digitaliza são prorrogadas até domingo (31)
Governo de Alagoas garante água para 252 famílias em Poço das Trincheiras
Prefeita assina Ordem de Serviço para reforma e ampliação da Escola Ludugério Amâncio
Polícia prende dois suspeitos de matar homem em emboscada no Sertão de Alagoas
Especialista alerta para riscos do uso inadequado de Mounjaro sem acompanhamento profissional
Renan Filho defende construção do Hospital do Câncer em Maceió e da Mulher, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
