TRE/AL esclarece que vereadores do MDB de Japaratinga serão afastados
Cartório Eleitoral de Porto Calvo ainda não foi notificado
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) esclareceu que os vereadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) do município de Japaratinga serão afastados das atividades parlamentares depois do resultado dos embargos de declaração referente ao processo de fraude à cota de gênero. Porém, a 14ª Zona Eleitoral, em Porto Calvo, até manhã desta terça-feira (29) ainda não foi notificada da decisão. Os embargos foram julgados nesta segunda-feira (28) e a decisão foi desfavorável contra os parlamentares.
O TRE/AL informou ainda que os vereadores afetados com a decisão: Severino Luiz dos Santos Neto 'Irmão Silvinho', Josélia Buarque Belo 'Coca da Saúde', Rayabe Correia Tavares e Meykson Thiago Trindade Santos 'Mequinho da Cícera' podem recorrer da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, entretanto, fora do cargo.
Quando o Cartório Eleitoral de Porto Calvo for notificado, a 14ª Zona Eleitoral poderá fazer a retotailização dos votos e comunicar à Câmara de Japaratinga quais candidatos herdarão as quatro vagas que eram dos políticos do MDB. O TRE/AL já tinha votado pela cassação dos quatro vereadores no dia 30 de junho de 2025 em decisão unanime por 7 a 0.
Aije
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) foi ajuizada por Poliano de Moura Pinheiro ‘Pôly’ (PSDB), que foi candidato a uma vaga na Câmara de Japaratinga nas eleições de 2024.
Na Aije, Poliano Pinheiro argumentou que a candidata Carla Cristina Lins de Oliveira (MDB) não teria realizado atos de campanha, limitando-se a uma postagem nas redes sociais às vésperas da eleição, o que, aliado à votação inexpressiva de apenas três votos e aos poucos gastos declarados, evidenciaria o intuito de apenas preencher formalmente a cota mínima de candidaturas femininas prevista na legislação eleitoral, ensejando fraude à cota de gênero em razão da suposta candidatura fictícia.
Veja também
Últimas notícias
Adolescente foge de casa e pede ajuda após ser impedida pelo marido em Penedo
Jovem acusado de estupro é preso no Sertão de Alagoas
Projeto que leva água para comunidades do Sertão de AL realiza ‘treinão’ em Maceió para arrecadas fundos
Papagaios-do-mangue e jabutis chegam a AL com missão de contribuir para refaunação e replantio de florestas
Cabo Bebeto aponta descaso na Sesau e revela racionamento de insulina
JHC supera Renan Filho em pesquisa para o governo de Alagoas; veja os números
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
