Prazo para regularizar ciclomotores em Alagoas termina em dezembro de 2025
Detran Alagoas alerta aos proprietários de ciclomotores sobre exigências da resolução 996/2023

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) alerta os alagoanos sobre as diretrizes da Resolução Nº 996 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que atualiza a classificação de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos, incluindo patinetes e skates. A medida, publicada em junho de 2023, impacta diretamente o registro, licenciamento, habilitação e normas de circulação desses veículos. Conforme o Contran, o prazo para regularização termina em 31 de dezembro de 2025.
Atualmente, Alagoas possui 20.284 ciclomotores registrados, conforme informações do Detran em Dados. A norma federal, em vigor desde 3 de julho de 2023, define que veículos como ciclomotores com motor de combustão de até 50 cm³ ou motor elétrico com potência máxima de 4 kW, e que não ultrapassem 50 km/h, devem obrigatoriamente ser registrados, licenciados e emplacados junto ao Detran/AL. Para conduzi-los, é necessário ter Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A.
“Quem comprou um ciclomotor sem emplacamento ou documentação precisa verificar se o modelo se enquadra nas exigências da resolução. A recomendação é não deixar para a última hora, pois o prazo de regularização termina em dezembro de 2025”, explicou Graça Cardoso, chefe de Controle de Veículos do Detran.
É comum que as pessoas confundam bicicletas elétricas com ciclomotores. Se a bicicleta tiver acelerador ou atingir velocidade superior a 32 km/h, ela já é classificada como ciclomotor e precisa ser registrada e conduzida por condutor habilitado.

Sobre a regularização - Para os ciclomotores que já possuem número de identificação veicular (VIN) e estão cadastrados na Base Nacional de Veículos, o processo de emplacamento deve ser feito com apresentação do Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT) e demais documentos exigidos.
Já os veículos fabricados ou importados até 03 de julho de 2023, que não têm CAT nem código de marca/modelo/versão, devem ser regularizados até 31 de dezembro de 2025. Após esse período, esses veículos não poderão circular em vias públicas. Nesses casos, é necessário apresentar o Certificado de Segurança Veicular (CSV), laudo de vistoria veicular, além da nota fiscal ou declaração de procedência.
Normas de circulação: o que você precisa saber - Para conduzir ciclomotores em vias públicas é obrigatório ter mais de 18 anos e possuir a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou CNH na categoria A. Lembrando que o que compete ao Detran é o registro, emplacamento e licenciamento dos que se enquadram como ciclomotores, ou potência acima. Os equipamentos de mobilidade autopropelidos fogem Da competência do órgão. Cabe ao município regulamentar o uso nas vias.
A Resolução também estabelece que o órgão ou entidade com circunscrição sobre a via é responsável por regulamentar a circulação de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos nas vias públicas.
A exigência de habilitação (ACC ou categoria A) para conduzir ciclomotores já está em vigor. Condutores flagrados sem a devida habilitação ou com categoria diferente podem ser autuados, assim como proprietários que permitirem que pessoas nessas condições conduzam o veículo.
Quanto às normas de circulação, os ciclomotores não podem circular em ciclovias, calçadas, vias de trânsito rápido ou rodovias (salvo com acostamento ou faixas próprias). O uso de equipamentos de segurança é obrigatório. As infrações podem resultar em autuações e remoção do veículo, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Veja também
Últimas notícias

Homem é esfaqueado no bairro São Francisco e levado para UPA em Palmeira dos Índios

Prefeitura de Arapiraca abre licitação para construção do Teatro Municipal

Prefeita Márcia anuncia construção de posto de saúde em São Luís do Quitunde

Sesau alerta sobre importância da prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis

Sefaz-AL convoca consumidores para resgatar prêmios da Nota Fiscal Cidadã

Lei Seca autua 18 condutores por alcoolemia em operação no final de semana
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
