Detran Alagoas explica como transferir pontos da CNH e indicar o Real Infrator
Procedimento evita penalidades indevidas ao proprietário do veículo e pode ser realizado no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT)

Quando uma infração de trânsito é cometida, o proprietário pode ser responsabilizado mesmo que não esteja dirigindo no momento da ocorrência, a depender da natureza da infração. Para informar quem realmente cometeu a infração e transferir os pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem ter que sair de casa, o dono do veículo pode realizar o procedimento do Real Infrator de forma 100% digital, por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo portal Gov.br.
Em Alagoas, o procedimento foi adotado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) em outubro de 2023, e desde então 1.363 processos de transferência de pontos já foram registrados. “A digitalização desse serviço é um grande avanço e evita transtornos para os dois envolvidos, porque tudo pode ser resolvido na palma da mão, apenas com alguns cliques no celular, o que facilita para o usuário, que não precisa se deslocar para um posto de atendimento”, afirmou Ângela Oliveira, chefe de Controle de Infrações do Detran Alagoas.
Após a indicação do Real Infrator, o real condutor recebe uma notificação para aceitar a responsabilidade. Todo o processo é feito on-line, sem a necessidade de comparecer ao Detran.
Como fazer o procedimento - Para fazer a indicação, o proprietário do veículo e o condutor indicado devem possuir CNH digital e conta nível prata ou ouro no portal Gov.br. Basta acessar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), clicar na aba “Infrações” e, logo em seguida, em “Indicação do Real Condutor”. O sistema vai direcionar o usuário ao ambiente da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), onde será possível visualizar a multa e preencher os dados do condutor que realmente estava ao volante.
Após o envio, o condutor indicado receberá uma notificação e deverá aceitar a responsabilidade eletronicamente. O prazo para realizar esse procedimento é de até 30 dias após a data de notificação da infração. Caso não haja aceite dentro do prazo, os pontos permanecerão com o proprietário do veículo. A ferramenta está disponível exclusivamente para pessoas físicas. Nos demais casos, como pessoas jurídicas ou condutores que não utilizam a CNH digital, o procedimento continua sendo feito presencialmente.
O Detran Alagoas foi o primeiro do Nordeste e o sexto do Brasil a adotar essa funcionalidade. A ferramenta foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados para a Senatran.
Principal Condutor – Quando o proprietário do veículo não o dirige no dia a dia, é necessário indicar o principal condutor. A partir dessa indicação, quem está com o veículo passa a responder pelas infrações cometidas como se fosse o próprio proprietário. O procedimento é simples e pode ser feito diretamente pelo aplicativo CDT.
Veja também
Últimas notícias

Morre Anita Studer, responsável pela maior reflorestação do Brasil em Alagoas, na Reserva de Pedra Talhada

Jovem de 23 anos é baleado na cabeça em tentativa de homicídio na Chã da Jaqueira

Alfredo Gaspar endurece na CPMI: “Não vai ter trégua para quem saqueou aposentados e pensionistas”

Alagoas completa 208 anos neste dia 16 com avanços em Integridade e Compliance

Maceió recebe Corrida 100% Você com Bell Marques no aniversário de 208 anos de Alagoas

Moraes pede explicações sobre escolta que levou Bolsonaro ao hospital
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
