Rafael Brito apresenta relatório final da lei que cria SUS da Educação
Projeto pode ser votado a qualquer momento no plenário da câmara
O deputado federal Rafael Brito (MDB-AL), relator do Projeto de Lei Complementar nº 235/2019, apresentou nesta terça-feira (26) seu voto pela aprovação da proposta que cria o Sistema Nacional de Educação (SNE), conhecido como SUS da Educação. O relatório consolida anos de debates no Congresso Nacional e em entidades da área, e agora segue para apreciação do Plenário da Câmara dos Deputados.
No voto apresentado, o deputado alagoano destaca que a criação do SNE será fundamental para organizar e dar eficiência às políticas públicas de educação em âmbito nacional. “Ter um Sistema Nacional de Educação funcionando é um sonho antigo para aqueles que trabalham e militam pela causa. Com o SNE, conseguiremos acompanhar e estruturar de forma precisa as políticas públicas da educação, e garantir os avanços que esperamos para nosso país”, reforçou Rafael Brito.
Entre os avanços previstos no Projeto de Lei Complementar evidenciados pelo relator estão: a busca ativa de alunos, com a medidas estruturadas para identificar e reinserir crianças e jovens fora da escola; a valorização e qualificação profissional, com a definição de diretrizes nacionais para a carreira docente; a responsabilização federativa; a atenção especial às especificidades culturais, territoriais e linguísticas, na educação de indígenas e quilombolas; e a participação da sociedade civil.
O documento traz ainda a criação de uma plataforma nacional de integração de informações, nomeado como Infraestrutura Nacional de Dados Educacionais (INDE). “Esse recurso permitirá planejamento estratégico e gestão eficiente das políticas educacionais, como já acontece com o SUS, onde um banco de dados único para o Brasil, define estratégias de saúde eficientes, respeitando as particularidades continentais do nosso país”, defendeu o relator.
Com a aprovação de requerimento de urgência, a matéria está pronta para votação em plenário e poderá ser apreciada a qualquer momento.
Veja também
Últimas notícias
Paulo Dantas anuncia construção do matadouro de União dos Palmares
Polícia descarta latrocínio em caso de idosa morta em casa invadida em Arapiraca
Alfredo Gaspar lidera pesquisa ao Senado, segundo nova pesquisa
Inscrições para intercâmbio na Inglaterra terminam neste sábado
Polícia procura trio flagrado fazendo sexo na traseira de tuk-tuk em paraíso turístico na Tailândia
Tumor abdominal de 35 kg impede homem de urinar e choca médicos
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
