Após pedido de Alfredo Gaspar, Supremo manda prender “Careca do INSS”
Prisão ocorreu nesta sexta-feira (12)
O relator da CPMI do INSS, deputado federal Alfredo Gaspar, celebrou nesta sexta-feira (12) a prisão do ‘Careca do INSS’, um dos principais investigados no maior esquema de corrupção já descoberto contra aposentados e pensionistas. A medida foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, após o pedido do parlamentar alagoano pela prisão preventiva de 21 acusados, em sessão aprovada pelo colegiado em primeiro de setembro.
“Vitória! Há pouco mais de uma semana pedi a prisão do Careca do INSS e de Maurício Camisotti, a CPMI aprovou o pedido que fiz. Muitos criticaram, dizendo que era cedo. Mas, pelo Brasil inteiro, o povo era roubado e eles estavam na impunidade. Parabéns pela coragem, ministro André Mendonça”, afirmou Alfredo Gaspar. “O povo esperava essa atitude. A CPI começa a dar resultado. Nós vamos até o fim. Tinham que ser presos. Ninguém aguenta mais tanta impunidade”, ressaltou o deputado.
Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, foi preso pela Polícia Federal em Brasília. Ele é apontado como um dos operadores centrais do esquema que movimentou bilhões em descontos fraudulentos sobre aposentados. Ele é suspeito de pagar propina a dirigentes do órgão para ter acesso a dados de beneficiários e repassá-los a entidades envolvidas nas fraudes.
Para o relator da CPMI, a prisão é apenas o primeiro passo para ser feita Justiça para os aposentados e pensionistas roubados no golpe bilionário no INSS. “O Brasil estava, infelizmente, sendo obrigado a ver esses dois, que tiveram participação direta no roubo de aposentados e pensionistas, luxando com o dinheiro do povo em liberdade. Eu tive a coragem de pedir a prisão deles quando, até então, a Polícia Federal ainda não tinha tomado essa providência. Existiam pressupostos suficientes para essa prisão e agora foi feita justiça. Essa é apenas a primeira vitória. Nós vamos até o fim, porque ninguém aguenta mais tanta impunidade”, disse.
Pedido de prisão:
No dia primeiro de setembro, Alfredo Gaspar levou para a reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sua preocupação com a liberdade dos acusados das fraudes no INSS. O parlamentar afirmou, na época, que todos esses nomes constam do inquérito-mãe conduzido pela Polícia Federal sobre descontos ilegais de aposentados e pensionistas do INSS. Ele disse ainda que o inquérito conta com mais de 3 mil páginas, “todas fundamentadas”.
“Nós estamos com indícios suficientes de autoria, estamos com prova da materialidade dos crimes. O delegado autor do inquérito citou os pressupostos e fundamentos da prisão preventiva, mas solicitou medidas de não encarceramento, as quais discordo, diante do quadro que o Brasil se encontra, com milhares de encarcerados por delitos muito menores. Portanto, acho isso um tapa na cara do brasileiro”, destacou Alfredo Gaspar.
Confira aqui o vídeo do deputado:
Veja também
Últimas notícias
Prefeitura de Arapiraca lança edital do Prêmio Servidor Excelente 2026
Moraes determina emissão de mandado de prisão contra Eduardo Bolsonaro
Paes recorre ao STF para barrar anulação dos votos de Garotinho
Datafolha 2º turno: Flávio tem 52% e Lula, 48% dos votos válidos
Lagoa da Canoa abre Outubro Rosa com oferta de 80 mamografias
Mulher é presa suspeita de aplicar golpe de R$ 3,7 mil contra idoso no Sertão
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
