Educação

Mais de 800 pessoas participaram de eventos científicos em Maragogi

Publico conferiu, durante três dias de intensas atividades, palestras, minicursos e oficinas promovidas pelo Campus Maragogi e parceiros

Por 7Segundos, com Assessoria 24/10/2025 15h03
Mais de 800 pessoas participaram de eventos científicos em Maragogi
Auditório lotou durante palestras - Foto: Assessoria

Mais de 800 pessoas passaram pela 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a V Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão promovidas pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no Campus Maragogi, de terça-feira (21) a quinta-feira (23). Palestras, minicursos, oficinas e um mutirão de limpeza da praia fizeram parte da vasta programação.

Servidores e discentes dos cursos de nível médio e superior do Campus Maragogi prepararam 43 atividades distintas a fim de atender o público nos três dias de programação científica e tecnológica. O tema da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi “Planeta água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. A V Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão não teve um tema específico.

A abertura dos eventos, na tarde da terça-feira, foi bastante prestigiada e contou com a presença do público interno do Campus Maragogi, além de convidados vindos de Campina Grande (PB), São Miguel dos Milagres e Maceió. Por volta das 14h30, a frente de honra foi composta pela diretora-geral, Sandra Maria Patriota Ferraz, a diretora de Ensino, Sibele Castro, o coordenador de Pesquisa, Edcarlos Macena, e o presidente da Comissão Organizadora dos eventos, Cassiano Henrique Albuquerque.


A diretora-geral, Sandra Ferraz, destacou, em seu discurso, que a Semana e a Mostra são ações que engrandecem o Campus Maragogi, o qual atua há 15 anos no Norte de Alagoas, proporcionando ciência, educação e conquistas pessoais. “São 15 anos anos formando pessoas e transformando a vida delas. Nesse período, formamos 920 jovens no ensino médio e técnico. Hoje eles são médicos, advogados, agrônomos, engenheiros, empresários, políticos e outros que seguiram para o Mestrado e até o Doutorado”, exemplificou a diretora.

Em sua primeira visita ao Campus Maragogi, a estudante Larissa Vitória Batista Santos, da Escola Municipal deputada Ceci Cunha, da cidade de Porto Calvo, gostou muito do que viu na quarta-feira. “Achei muito legal o Campus e espero passar na seleção da escola e entrar aqui, no próximo ano. Os trabalhos de artes dos alunos me chamaram a atenção”, contou Larissa, que se inscreveu para concorrer às vagas do curso técnico de Hospedagem.


Durante a programação, o Ifal Maragogi recebeu comitivas de 13 escolas representando as cidades de São José da Coroa Grande e Barreiros, em Pernambuco. De Alagoas, grupos de Maragogi, Porto Calvo, Matriz de Camaragibe e São Miguel dos Milagres visitaram o Campus de terça-feira a quinta-feira.

“Nossas expectativas foram superadas. Nossa missão era difundir a ciência e tecnologia e conseguimos fazer isso bem com ajuda dos servidores e alunos, que não mediram esforços. Também contamos com o apoio da prefeitura de Maragogi, ICMBIO e Sebrae nessa empreitada”, avaliou o presidente da Comissão Organizadora dos eventos. No último dia, o Ifal Maragogi colocou tendas nas ruas para apresentar à população da cidade aquilo que produz em seus projetos e em programas institucionais.

Palestras abordaram o avanço do mar, preservação dos oceanos e empreendedorismo

A primeira palestra da terça-feira foi “Mar em ascensão, costa em movimento: monitoramento costeiro participativo frente às mudanças climáticas” ministrada pelo professor-doutor, Henrique Ravi Rocha de Carvalho Almeida. Em sua fala, alertou o público acerca dos perigos que os moradores de áreas litorâneas devem enfrentar nas próximas décadas, decorrentes da elevação do nível das águas do oceano e do aumento da temperatura.

Em seguida, o público conferiu a palestra “Inspire-se: cultura empreendedora”, apresentada por Lucas Teixeira, que atua no segmento de empreendedorismo e inovação desde 2017. Na conversa com os jovens, ele apresentou características que o empreendedor precisa desenvolver para se dar bem em seu projeto. Orientou os estudantes a buscarem conhecimentos em cursos e em atividades de incentivo ao empreendedorismo viabilizadas pelo Ifal e Sebrae.

Uma das palestrantes mais aguardadas, a egressa Maria Eduarda Nascimento Santos, subiu ao palco do auditório à noite. Em sua conversa com o público formado por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Maragogi e São José da Coroa Grande (PE), ela tratou do seguinte assunto: “Do Território ao Oceano: cultura, políticas públicas e resiliência climática na zona costeira de Alagoas”. Ela compartilhou um pouco de sua experiência na luta socioambiental da região Norte de Alagoas e Sul de Pernambuco, defendendo as comunidades ribeirinhas e quilombolas por meio de ações políticas e jurídicas, além de promover campanhas de conscientização da sociedade acerca da preservação dos oceanos.


O Campus Maragogi reservou um momento especial para homenagear os universitários que se destacaram pelo ótimo desempenho no curso superior de Horticultura ao longo do ano. José Fábio da Silva, Erick Bruno Lima Pimentel e Adrielly Cabral Dantas receberam certificados de reconhecimento acadêmico entregues pelo coordenador do curso superior de Horticultura, Marcelo Cavalcante, pela diretora de Ensino, Sibele Castro, e pela diretora-geral, Sandra Ferraz.