Lula diz que citou Bolsonaro em reunião com Trump: "É passado"
“Se depender de mim e de Trump, vai ter acordo”, diz Lula sobre tarifaço dos EUA
O presidente Lula disse que citou a questão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na reunião com Donald Trump. Lula afirmou que, em suas palavras, Trump sabe que “rei morto é rei posto” e que Bolsonaro “faz parte do passado da política brasileira”. Ao anunciar as tarifas ao Brasil, Trump mencionou o processo que Bolsonaro enfrentava — o ex-presidente foi condenado pelo STF por tentativa de golpe de Estado.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na madrugada desta segunda-feira (27), em coletiva à imprensa na Malásia, que está otimista quanto ao fim do tarifaço imposto pelos Estados Unidos.
“Se depender do Trump e de mim, vai ter acordo”, disse Lula, após a primeira rodada de reuniões entre negociadores brasileiros e americanos sobre as tarifas de 50% aplicadas por Washington a produtos brasileiros.
O petista afirmou que teve uma “boa impressão” do encontro com Trump e que acredita que “logo não haverá problema entre Estados Unidos e Brasil”. Segundo Lula, o diálogo com o republicano marcou o início de uma nova fase da relação bilateral, com a parte “política e ideológica” deixada de lado.
O presidente ressaltou que as sobretaxas foram resultado de “informações equivocadas” sobre a balança comercial entre os dois países. “Fiz questão de dizer que as decisões tomadas contra o Brasil foram infundadas. Está provado que os Estados Unidos tiveram superávit comercial de US$ 410 bilhões com o Brasil nos últimos 15 anos — só no ano passado, foram quase US$ 22 bilhões”, disse.
Lula destacou que entregou um documento por escrito a Trump durante o encontro, detalhando os pontos da reivindicação brasileira, incluindo o pedido de suspensão imediata das tarifas e a revogação de sanções aplicadas sob a Lei Magnitsky a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
O presidente afirmou ainda que o Brasil quer um acordo comercial amplo, sem restrições setoriais. “Ele sabe o que nós queremos: primeiro suspender a taxação e negociar”, afirmou. “Reconheço que um presidente possa sobretaxar produtos estrangeiros quando causam prejuízo à sua indústria, mas o que não pode é acontecer o que aconteceu com o Brasil.”
Veja também
Últimas notícias
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Cibele Moura propõe capacitação em primeiros socorros para guias de turismo em Alagoas
Secretaria do Meio Ambiente promove última Feira Sustentável Sabor do Campo de 2025
Alagoas terá ensino integral universal e oferta ampliada de cursos profissionalizantes até 2026
Após decisão do Congresso, Teca Nelma chama população às ruas contra o PL da Dosimetria
Projeto de Cibele Moura vai transformar Igreja de São Bastião de Arapiraca em Patrimônio Imaterial
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
