Lula diz que citou Bolsonaro em reunião com Trump: "É passado"
“Se depender de mim e de Trump, vai ter acordo”, diz Lula sobre tarifaço dos EUA
O presidente Lula disse que citou a questão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na reunião com Donald Trump. Lula afirmou que, em suas palavras, Trump sabe que “rei morto é rei posto” e que Bolsonaro “faz parte do passado da política brasileira”. Ao anunciar as tarifas ao Brasil, Trump mencionou o processo que Bolsonaro enfrentava — o ex-presidente foi condenado pelo STF por tentativa de golpe de Estado.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na madrugada desta segunda-feira (27), em coletiva à imprensa na Malásia, que está otimista quanto ao fim do tarifaço imposto pelos Estados Unidos.
“Se depender do Trump e de mim, vai ter acordo”, disse Lula, após a primeira rodada de reuniões entre negociadores brasileiros e americanos sobre as tarifas de 50% aplicadas por Washington a produtos brasileiros.
O petista afirmou que teve uma “boa impressão” do encontro com Trump e que acredita que “logo não haverá problema entre Estados Unidos e Brasil”. Segundo Lula, o diálogo com o republicano marcou o início de uma nova fase da relação bilateral, com a parte “política e ideológica” deixada de lado.
O presidente ressaltou que as sobretaxas foram resultado de “informações equivocadas” sobre a balança comercial entre os dois países. “Fiz questão de dizer que as decisões tomadas contra o Brasil foram infundadas. Está provado que os Estados Unidos tiveram superávit comercial de US$ 410 bilhões com o Brasil nos últimos 15 anos — só no ano passado, foram quase US$ 22 bilhões”, disse.
Lula destacou que entregou um documento por escrito a Trump durante o encontro, detalhando os pontos da reivindicação brasileira, incluindo o pedido de suspensão imediata das tarifas e a revogação de sanções aplicadas sob a Lei Magnitsky a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
O presidente afirmou ainda que o Brasil quer um acordo comercial amplo, sem restrições setoriais. “Ele sabe o que nós queremos: primeiro suspender a taxação e negociar”, afirmou. “Reconheço que um presidente possa sobretaxar produtos estrangeiros quando causam prejuízo à sua indústria, mas o que não pode é acontecer o que aconteceu com o Brasil.”
Veja também
Últimas notícias
Colisão entre motos deixa feridos na AL-115 no município de Palmeira dos Índios
[Vídeo] Suspeito de assasassinato em Arapiraca tetou se livrar da arma na frente da PM
Filho embriagado é preso por agredir a própria mãe no município de Delmiro Gouveia
Jovem é morto a tiros ao parar no sinal em moto por app na parte alta de Maceió
Polícia prende três pessoas por tráfico de drogas no município de Porto Calvo
Nova Orla do Porto de Maceió tem mais de 70% dos serviços concluídos
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
