Ifal abre inscrições para curso superior de Horticultura em Maragogi
O curso oferta 20 vagas e o processo seletivo utiliza a nota de qualquer edição do Enem de 2009 para cá
As inscrições do vestibular 2026 do curso superior de Tecnologia em Horticultura do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Maragogi, já estão abertas e vão até 18 de janeiro do ano que vem. As informações sobre o processo seletivo podem ser consultadas no edital, que foi divulgado pela instituição de ensino, na última sexta-feira (7).
Segundo o documento, a graduação oferta 20 vagas, sendo que 70% delas são reservadas aos estudantes egressos da rede pública de ensino. Esse critério leva em conta também a renda familiar bruta per capita, autodeclaração étnica e a existência de deficiência.
O edital explica que os candidatos podem utilizar a nota de qualquer edição do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2009 para cá. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site exame.ifal.edu.br.

Há ainda bônus 10% sobre a média final para quem cursou integralmente o ensino médio regular ou fez o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou equivalentes em escola pública ou privada da rede de ensino de Alagoas.
A graduação tem carga horária de 3.100 horas distribuídas em 6 semestres, no período diurno, e são ministradas por professores com mestrado e doutorado, que atuam no Instituto Federal de Alagoas. A turma tem à disposição diversos laboratórios, biblioteca, auditórios e equipe profissional de assistência ao discente formada por nutricionista, assistente social e técnica de enfermagem.
O mercado de trabalho para o graduado em Tecnologia em Horticultura inclui: cooperativas e associações; empresas de armazenamento e distribuição de produtos hortícolas; empresas de certificação; empresas de comercialização de insumos e produtos destinados às atividades de horticultura; empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria; empresas, propriedades rurais e empreendimentos de agricultura familiar;
Outros locais de atuação profissional são: organizações não governamentais; órgãos públicos; viveiros de produção de mudas; institutos e centros de pesquisa; instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente. As aulas da turma 2026 devem começar em 2 de fevereiro de fevereiro.

Veja também
Últimas notícias
Polícia Militar de Alagoas divulga resultados da Operação Jogo Limpo
Homem de 51 anos passa mal e morre em Arapiraca
Jequiá da Praia vence a 1ª Copa Intermunicipal de Matemática na Feira dos Municípios
Veja momento em que raio cai durante ato de Nikolas Ferreira em Brasília
Gás do Povo chega a todas as capitais a partir desta segunda
Raio atinge ato de Nikolas Ferreira e deixa mais de 30 pessoas feridas em Brasília
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
