Lula cai, Tarcísio sobe: o que diz a nova pesquisa presidencial AtlasIntel
Levantamento divulgado nesta terça mostra que petista teve queda na avaliação de governo e na intenção de votos
Levantamento sobre a sucessão presidencial divulgado nesta terça-feira, 2, pelo instituto AtlasIntel traz más notícias para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e alguns bons sinais para o governador São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), principal cotado para liderar a oposição contra o petista em 2026.
De acordo com o levantamento, Lula ainda lidera todos os cenários de primeiro turno, com boas vantagens sobre Tarcísio e outros cotados, como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e governadores de centro-direita como Ratinho Junior (Paraná), Ronaldo Caiado (Goiás), Romeu Zema (Minas Gerais) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul).
No principal cenário, contra Tarcísio, o presidente teria 48,4% das intenções de voto contra 32,5% do governador de São Paulo, mas a diferença caiu em relação ao levantamento anterior — era de quase 21 pontos, e agora é de menos de dezesseis.


AtlasIntel – primeiro turno – cenário 1 – evolução
O instituto também testou outros cenários de primeiro turno, mas em nenhum a oposição conseguiu um desempenho melhor do que o alcançado com Tarcísio. No caso de Michelle Bolsonaro, por exemplo, Lula alcança 48,7% das intenções de voto contra 28,6% da ex-primeira-dama.
A diferença a favor do petista é ainda maior se os adversários forem o senador Flávio Bolsonaro, do PL (47,3% a 23,1%) ou o o governador goiano Ronaldo Caiado, do União Brasil (48,5% 16,9%).
Os nomes dos governadores Ratinho Junior (PSD), do Paraná, e Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, foram testados em todos os cenários, mas seus desempenhos só ficaram em torno de dois dígitos no cenário em que não estão nem Tarcísio nem um representante do clã Bolsonaro (veja abaixo).

Segundo turno
Já no segundo turno, Lula teria muitas dificuldades contra ao menos três candidatos: ele empata tecnicamente com Tarcísio, com Michelle e com o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível por conta de duas condenações na Justiça Eleitoral e no processo em que foi considerado culpado por tentativa de golpe de estado (veja quadro abaixo).

AtlasIntel – segundo turno – cenário geral
Na evolução da disputa com Tarcísio — a única que o instituto fez –, Lula tem uma perda considerável de vantagem. Em outubro, ele tinha 52% contra 44% do governador (diferença de oito pontos percentuais), mas agora ele consegue 49% contra 47% (empate na margem de erro de um ponto percentual para mais ou para menos) — veja linha evolutiva abaixo.

Avaliação de governo
A pesquisa também traz números ruins para Lula em relação a como o eleitor está vendo o seu trabalho neste terceiro mandato presidencial.
Tanto em relação a aprovação do quanto à avaliação de seu governo, os números se inverteram em relação a outubro e a desaprovação passou a ser maior que a aprovação (veja quadros abaixo).

AtlasIntel – aprovação de Lula

AtlasIntel – Avaliação – Governo Lula
Pesquisa
O levantamento AtlasIntel foi feito com 5.510 entrevistas entre os dias 22 e 27 de novembro pelo método Recrutamento Digital Aleatório (RDA), desenvolvido pelo instituto. Para uma margem de erro de um ponto percentual para mais ou para menos, o nível de confiança é de 95%.
Veja também
Últimas notícias
Papagaios-do-mangue e jabutis chegam a AL com missão de contribuir para refaunação e replantio de florestas
Cabo Bebeto aponta descaso na Sesau e revela racionamento de insulina
JHC supera Renan Filho em pesquisa para o governo de Alagoas; veja os números
Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Palmeira dos Índios
Mulher é presa por tentar matar irmã com tesoura após bebedeira em Maribondo
Jovem é executado a tiros em via pública no bairro do Feitosa, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
