Marinha instaura inquérito para apurar naufrágio de embarcação pirata em Japaratinga
Capitania dos Portos constatou mancha de óleo no local e confirmou que não houve vítimas; tripulação não estava na embarcação
A Marinha do Brasil informou que irá instaurar um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as causas e responsabilidades do naufrágio de uma embarcação pesqueira ocorrido nas proximidades da Barreira do Boqueirão, no município de Japaratinga, no Litoral Norte de Alagoas.
A denúncia do naufrágio foi recebida na madrugada da segunda-feira (5). Após o comunicado, a Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL) enviou uma equipe de Inspeção Naval ao local para a realização das primeiras diligências. Durante a vistoria, os militares constataram que a embarcação se encontrava parcialmente emborcada e havia uma mancha característica de resíduos oleosos ao redor do casco.
Segundo a Marinha, não houve registro de vítimas. No momento da inspeção, nenhum tripulante estava no local, o que reforça a informação inicial de que a tripulação teria abandonado a embarcação antes do naufrágio. Conforme já divulgado, o barco não possuía registro regular, sendo classificado como embarcação pirata.
A CPAL informou ainda que está adotando todas as medidas cabíveis dentro de suas atribuições legais, atuando de forma articulada com outros órgãos competentes e prestando apoio às ações de contenção da mancha de óleo, com o objetivo de minimizar possíveis impactos ambientais.
A Marinha do Brasil ressaltou a importância da colaboração da sociedade para a segurança da navegação, a preservação da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica. Informações ou denúncias podem ser repassadas pelo telefone 185, destinado a emergências marítimas e fluviais, ou diretamente à Capitania dos Portos de Alagoas, pelos números (82) 3215-5800 e (82) 99324-8854.
As investigações seguem em andamento para esclarecer as circunstâncias do naufrágio e eventuais responsabilidades pelo ocorrido.
Últimas notícias
Carro de idoso que desapareceu em Maceió é encontrado carbonizado
Polícia não vê indícios de abuso sexual em criança achada morta no Feitosa; delegada aguarda laudo
Arthur Lira rebate provocações de Renan Calheiros sobre o Senado Federal
Macaco órfão viraliza ao abraçar pelúcia após morte da mãe e ser rejeitado em zoo
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4
Correios admitem 'ciclo vicioso de prejuízos' com perda de clientes e de receitas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
