Meio ambiente

Marinha retira boias de flutuação ao lado de hélice de navio no mar de Maragogi

Boias balizadoras foram colocados em substituição

Por Maurício Silva 10/02/2026 14h02 - Atualizado em 10/02/2026 14h02
Marinha retira boias de flutuação ao lado de hélice de navio no mar de Maragogi
Boias flutuantes foram retiradas do mar - Foto: Cortesia ao 7Segundos

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL), retirou, na manhã desta terça-feira (10) as boias de flutuação que estavam ao redor do hélice de navio submerso no mar do município de Maragogi. Elas foram substituídas por boias balizadoras.

O hélice de navio submerso encontra-se no mar, perto da costa da Praia de Maragogi. O objeto foi encontrado por mergulhadores do Rio Grande do Norte. A peça, que pesa aproximadamente 18 toneladas e possui cerca de 10 metros de diâmetro, foi içada à superfície com o auxílio de bujões. De acordo com especialistas, o objeto vale mais de R$1 milhão.


A peça foi vista pela primeira vez nas águas de Maragogi na noite do último sábado (7) e foi feita uma tentativa de retirar o objeto, mas sem sucesso. No domingo (8), a Marinha foi acionada e começou a agir no caso. A Capitania dos Portos mantém a guarda do hélice.

A operação desta terça foi realizada por militares, mergulhadores e pela Guarda Civil Municipal (GCM). A Marinha sinalizou o local com boias balizadoras para evitar riscos a navegação já que a peça se encontra a poucos metros da Costa.

A Marinha solicitou estudos para saber se a peça encontrada é artefato histórico ou não, já que, que na região de Maragogi há relatos de embarcações naufragadas ainda do século XVI. Após os estudos, serão discutidas as possibilidades de retirada do hélice.