Geral

Secretaria de Saúde de Palmeira dos Índios esclarece reportagem sobre atendimento de idoso em UPA

A SMS informa que os fatos não ocorreram de acordo com o foi veiculado e que todo o atendimento médico hospitalar foi feito da forma correta

Por Assessoria 07/11/2022 08h08 - Atualizado em 07/11/2022 09h09
Secretaria de Saúde de Palmeira dos Índios esclarece reportagem sobre atendimento de idoso em UPA
Nota de esclarecimento - Foto: Reprodução

Direito de resposta: Esclarecimentos acerca de reportagem veiculada pela GazetaWeb em redes sociais
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios, esclarece a reportagem veiculada pela GazetaWeb, em sua conta do Instagram, intitulada “Familiares denunciam negligência de UPA em Palmeira a paciente idoso, de 84 anos, com doença grave”.

A SMS informa que os fatos não ocorreram de acordo com o foi veiculado e que todo o atendimento médico hospitalar foi feito da forma correta, o que não foi aceito pelos familiares do paciente.

Leia a nota na íntegra:


Nota de Esclarecimento


A Unidade de Pronto Atendimento Dra Helenilda Veloso Pimentel Canales informa que a reportagem veiculada nos meios de comunicação, relatando negligência e falta de atenção por parte desta Unidade com o paciente referido, não condiz com os fatos expostos.

O paciente relatado na reportagem deu entrada nesta Unidade no dia 03/11, às 16h22, com quadro de dor abdominal e hipotensão, sendo classificado pela enfermeira e, na sequência, atendido pelo médico plantonista.

O paciente foi encaminhado para a sala amarela, recebendo todos os cuidados necessários. O médico reavaliou o paciente, bem como exames anexados, que constatou a gravidade do mesmo. Em seguida, foi conversado com os familiares que solicitavam alta do paciente. O médico, juntamente com a equipe, explicou o quadro clínico do mesmo e referenciando a necessidade para internamento na sala vermelha, bem como solicitação de vaga para internamento hospitalar via regulação estadual.

O paciente com quadro de hipotensão, necessitando de droga vasoativa e desconforto respiratório, sendo instalado oxigênio, os filhos não aceitaram manter o mesmo na Unidade e relataram que iriam levar o mesmo para seu domicílio. No entanto, os filhos saíram da Unidade por volta de 10h30 do dia 04/11, levando o idoso sem o suporte clínico necessário.