Celebridades

Travesti ganha prêmio inédito de melhor atriz

Prêmio Shell é a mais importante condecoração do teatro brasileiro

Por UOL 26/03/2023 18h06
Travesti ganha prêmio inédito de melhor atriz
Travesti ganha prêmio inédito de melhor atriz - Foto: Divulgação

Do centro do palco de um teatro lotado, Verónica Valenttino, 39, avistava na plateia "atores e atrizes incríveis" aos quais ela assistia, pequena, de Fortaleza, sem saber que um dia participariam juntos de um mesmo evento como aquele. "Que honra estar diante de vocês, Renata", dizia a atriz, apontando para a colega Renata Sorrah. "Vera Holtz, que honra", emendava.

Na noite de 21 de março, profissionais das artes cênicas se reuniram no Teatro Riachuelo, no Centro do Rio, para a cerimônia de entrega do Prêmio Shell, a mais importante condecoração do teatro brasileiro, que chegou em 2023 à 33ª edição. Protagonista do musical "Brenda Lee e o Palácio das Princesas", Verónica recebeu o troféu Atriz da temporada de 2022 dos palcos paulistas e entrou, assim, para a história: se tornou a primeira travesti vencedora de um Shell. 

"É possível. A todas as nossas travestis, às travestis que estão lá em Fortaleza, minha terra: podem perceber que, sim, podem sonhar. E não precisam ser puta — não que seja um problema ser puta, mas é porque não vão prostituir nossos corpos nem a nossa melhor porção que é a arte. Se quiserem estar aqui e viver de arte: podemos, sim, podemos, sim, podemos, sim", disse.