Sesau promove Treinamento Sobre Triagem Neonatal para profissionais de saúde de Palmeira dos Índios
Capacitação reforça a importância da coleta correta do Teste do Pezinho para garantir diagnósticos precoces
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta quinta-feira (13), um treinamento voltado para profissionais da Estratégia de Saúde da Família, da VIII Região de Saúde de Alagoas. A capacitação, realizada no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Palmeira dos Índios, teve como foco a triagem neonatal, especialmente a correta coleta do Teste do Pezinho, exame essencial para detectar precocemente doenças em recém-nascidos.
Durante o treinamento, os participantes, em sua maioria técnicos de enfermagem e enfermeiros, aprenderam técnicas adequadas para a coleta de sangue do calcanhar do bebê, um procedimento que exige precisão para garantir resultados confiáveis.
O Teste do Pezinho é fundamental para identificar condições como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística e doença falciforme. Quando diagnosticadas precocemente, essas doenças podem ser tratadas de forma eficaz, prevenindo complicações e melhorando a qualidade de vida das crianças.
De acordo com, o assessor da Supervisão de Cuidados da Mulher, Criança e Adolescente (Sumca) da Sesau, Lucas Lucena, a capacitação faz parte de uma iniciativa maior para fortalecer a triagem neonatal em todo o Estado.
“Estamos dando início aos treinamentos do Teste do Pezinho, com o intuito de capacitar os profissionais das Unidades Básicas de Saúde [UBSs] sobre a coleta e os fluxos da Triagem Neonatal no Estado, iniciando pela VIII Região de Saúde de Alagoas. Haverá mais treinamentos ao longo do ano, contemplando todas as Regiões do Estado, para garantir a capacitação completa dos profissionais envolvidos”, explicou.
Com essa iniciativa, segundo Lucas Lucena, a Sesau reforça seu compromisso com a saúde infantil, garantindo que mais bebês tenham acesso a diagnósticos precisos e tratamentos oportunos desde os primeiros dias de vida.
“A triagem neonatal, realizada por meio do Teste do Pezinho, é fundamental, porque faz o diagnóstico em tempo oportuno várias doenças que, se tratadas logo nos primeiros dias de vida, podem evitar que as crianças apresentem sequelas, muitas delas irreversíveis”, frisou o assessor da Sumca/Sesau.
Teste do Pezinho
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), todo bebê que nasce no Brasil tem direito a realizar gratuitamente quatro exames muito importantes no Sistema Único de Saúde (SUS). São os chamados exames de triagem neonatal, e um deles é o Teste do Pezinho.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, a coleta de sangue para a realização do Teste do Pezinho acontece em UBSs e em maternidades cadastradas por todo o país, e deve ser realizada, preferencialmente, entre o terceiro e o quinto dia de vida do recém-nascido.
É fundamental ter atenção a esse prazo, pois quanto mais cedo forem identificadas as doenças, melhores são as chances de tratamento.
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
