Sesau promove Treinamento Sobre Triagem Neonatal para profissionais de saúde de Palmeira dos Índios
Capacitação reforça a importância da coleta correta do Teste do Pezinho para garantir diagnósticos precoces
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta quinta-feira (13), um treinamento voltado para profissionais da Estratégia de Saúde da Família, da VIII Região de Saúde de Alagoas. A capacitação, realizada no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Palmeira dos Índios, teve como foco a triagem neonatal, especialmente a correta coleta do Teste do Pezinho, exame essencial para detectar precocemente doenças em recém-nascidos.
Durante o treinamento, os participantes, em sua maioria técnicos de enfermagem e enfermeiros, aprenderam técnicas adequadas para a coleta de sangue do calcanhar do bebê, um procedimento que exige precisão para garantir resultados confiáveis.
O Teste do Pezinho é fundamental para identificar condições como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística e doença falciforme. Quando diagnosticadas precocemente, essas doenças podem ser tratadas de forma eficaz, prevenindo complicações e melhorando a qualidade de vida das crianças.
De acordo com, o assessor da Supervisão de Cuidados da Mulher, Criança e Adolescente (Sumca) da Sesau, Lucas Lucena, a capacitação faz parte de uma iniciativa maior para fortalecer a triagem neonatal em todo o Estado.
“Estamos dando início aos treinamentos do Teste do Pezinho, com o intuito de capacitar os profissionais das Unidades Básicas de Saúde [UBSs] sobre a coleta e os fluxos da Triagem Neonatal no Estado, iniciando pela VIII Região de Saúde de Alagoas. Haverá mais treinamentos ao longo do ano, contemplando todas as Regiões do Estado, para garantir a capacitação completa dos profissionais envolvidos”, explicou.
Com essa iniciativa, segundo Lucas Lucena, a Sesau reforça seu compromisso com a saúde infantil, garantindo que mais bebês tenham acesso a diagnósticos precisos e tratamentos oportunos desde os primeiros dias de vida.
“A triagem neonatal, realizada por meio do Teste do Pezinho, é fundamental, porque faz o diagnóstico em tempo oportuno várias doenças que, se tratadas logo nos primeiros dias de vida, podem evitar que as crianças apresentem sequelas, muitas delas irreversíveis”, frisou o assessor da Sumca/Sesau.
Teste do Pezinho
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), todo bebê que nasce no Brasil tem direito a realizar gratuitamente quatro exames muito importantes no Sistema Único de Saúde (SUS). São os chamados exames de triagem neonatal, e um deles é o Teste do Pezinho.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, a coleta de sangue para a realização do Teste do Pezinho acontece em UBSs e em maternidades cadastradas por todo o país, e deve ser realizada, preferencialmente, entre o terceiro e o quinto dia de vida do recém-nascido.
É fundamental ter atenção a esse prazo, pois quanto mais cedo forem identificadas as doenças, melhores são as chances de tratamento.
Últimas notícias
Serviços de neurocirurgia são suspensos no Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe
Carro em alta velocidade atropela vítimas em faixa de pedestres, na orla da Ponta verde, em Maceió
Mãe de mulher encontrada em cova rasa relata detalhes sobre a morte da filha
Habitação apresenta balanço anual e marca avanço histórico em Maceió
Iza curte fim de ano com ator da Globo; conheça João Vitor Silva
Na Suíça, incêndio em festa de Ano Novo mata dezenas de pessoas e deixa mais de 100 feridos
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
