Após 40 anos, Palmeira dos Índios poderá ter um cinema para chamar de seu
A prefeita Tia Júlia recebeu o empresário Emanoel Lima, que demonstrou interesse em instalar uma nova sala de cinema na cidade

Palmeira dos Índios pode voltar a viver a magia do cinema. Nesta sexta-feira (6), a prefeita Tia Júlia recebeu o empresário Emanoel Lima, que demonstrou interesse em instalar uma nova sala de cinema na cidade. A iniciativa reacende a esperança da retomada de uma experiência cultural que marcou gerações.
Considerado a Sétima Arte, o cinema é muito mais do que uma tela gigante. Ele faz rir, chorar e emocionar pessoas de todas as idades. Palmeira já viveu esse encantamento de forma intensa. Em 1920, o Cine Hevéltica foi inaugurado como a primeira casa de espetáculos do município.
Na década de 1960, auge do desenvolvimento local, Palmeira dos Índios ganhou destaque também como polo cultural. Conhecida como “Cidade Modelo”, na agricultura, chegou a ter três cinemas em atividade: o Cine Moderno (antigo Ideal), o São Luís e o Cine Palácio. Este último era o mais imponente, com cerca de 400 cadeiras, e se tornou o principal ponto de encontro cultural da cidade. Além dos filmes, o espaço abrigava, aos domingos, o famoso Show de Calouros, que atraía multidões.
No entanto, com a popularização da televisão, os cinemas da cidade encerraram as atividades. O Cine Palácio, o último a resistir, também fechou as portas, e encerrou uma era de convivência e lazer que marcou a história do município.
Quatro décadas depois, a possibilidade de um novo cinema ressurge como símbolo de revitalização cultural e urbanística. Ainda não há detalhes sobre local, estrutura ou prazos, mas o encontro entre a gestora municipal e o empresário é visto como um primeiro passo importante. “A nossa ideia é oferecer ao público sessões de cinema que acompanhem o mercado nacional. O que for exibido nos grandes cinemas também será aqui, pois já possuo a concessão para isso. Além disso, o espaço poderá ser utilizado como local de eventos. Queremos que Palmeira volte a sentir o cheiro de pipoca de cinema, como antigamente”, disse o empresário.
Para muitos palmeirenses, a reabertura de um cinema representa não apenas diversão, mas também memória afetiva e valorização da cultura local. A prefeita Tia Júlia também criou essas memórias, que ela guarda com muito carinho. “O cinema nos traz memórias maravilhosas, dos filmes que nos emocionavam, como os de Teixeirinha, o encontro com os amigos e os paqueras. Realmente é um lugar mágico, estar ali, na grande tela e assistir a filmes que realmente nos emocionam. Os palmeirenses merecem isso e vamos apoiar no que for preciso”, garantiu a prefeita.
Participaram da reunião a vice-prefeita Sheila Duarte e o o chefe de gabinete Júnior Balla, e os secretários municipais de Cultura Ana Cássia e de Governo Pablo Forllan.
Veja também
Últimas notícias

Prefeita de Palmeira determina investimentos na UPA Dra. Helenilda Veloso Pimentel

Empresa realiza entrevista virtual para aprovados em processo seletivo em Palmeira dos Índios

Mesmo com alto volume de chuvas em Penedo durante o mês de junho, cidade suporta bem o inverno

Prefeitura de Palmeira renova convênio com Crea-AL e sedia Encontro Microrregional de Engenharia

Reunião de alinhamento reforça planejamento estratégico e controle interno na Prefeitura de Penedo

Município de Coruripe recebe equipe do Hemoal para coleta nesta quinta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
