Esquema envolvendo dono da Ultrafarma rendeu R$ 1 bi em propina, diz MP
Sidney Oliveira, dono da Ultrafarma, Mario Otávio Gomes, diretor da Fast Shop, e auditor fiscal da Secretaria da Fazenda foram presos na manhã desta terça-feira (12)

O empresário Sidney Oliveira, dono da Ultrafarma, Mario Otávio Gomes, diretor da Fast Shop, e um auditor fiscal da Secretaria da Fazenda de São Paulo foram presos na manhã desta terça-feira (12) durante a Operação Ícaro, do MPSP (Ministério Público de São Paulo), que investiga um sofisticado esquema de corrupção que, segundo as apurações, teria rendido mais de R$ 1 bilhão em propina ao fiscal.
A operação foi deflagrada pelo GEDEC (Grupo de Atuação Especial de Repressão aos Delitos Econômicos) e visa desarticular um grupo criminoso responsável por favorecer empresas do setor varejista.
Segundo o MP, o fiscal estadual manipulava processos administrativos para facilitar a quitação de créditos tributários. Em contrapartida, recebia pagamentos mensais por meio de uma empresa registrada em nome de sua mãe. Na casa do auditor, foi encontrada uma alta quantia de dinheiro.
Ao todo, foram cumpridos três mandados de prisão temporária: contra o fiscal de tributos, apontado como o principal operador do esquema, e contra os dois empresários, Sidney Oliveira e Mario Otávio Gomes.
Os agentes também cumprem mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e nas sedes das empresas investigadas.
Crimes investigados e desdobramentos
Os envolvidos na Operação Ícaro poderão responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
As apurações buscam detalhar o funcionamento do esquema e identificar outros possíveis beneficiários e participantes. As diligências seguem em andamento.
Em nota, a Fast Shop disse que ainda não teve acesso ao conteúdo da investigação e está colaborando com o fornecimento de informações às autoridades competentes.
A CNN entrou em contato com a Ultrafarma e com as defesa de Sidney Oliveira, Mario Otávio Gomes e Artur Gomes da Silva Neto, mas ainda não houve retorno. O espaço segue aberto.
Veja também
Últimas notícias

Comissão da Câmara aprova 3 moções em homenagem a Bolsonaro

Polícia da Bahia prende homem durante operação contra desvio de combustíveis em Alagoas

Cibele Moura fala sobre combate à violência contra mulheres, política regional e proteção à infância

Ações integradas buscam revitalizar o rio São Francisco e a Caatinga

Corpo de Bombeiros realiza buscas por homem desaparecido em Olivença

82 municípios alagoanos podem ser beneficiados pelo Minha Casa, Minha Vida
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
