Mendes pede posição de AGU e PGR sobre ações contra impeachment de ministros do STF
Ministro deu cinco dias para que os dois órgãos se manifestem

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes concedeu nesta quarta-feira (17) prazo de cinco dias para a AGU (Advocacia-Geral da União) e a PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifestarem sobre duas ações que contestam as regras para o impeachment de integrantes da corte.
Com a decisão, os dois órgãos deverão encaminhar ao Supremo suas manifestações dentro do prazo estabelecido. Em seguida, o caso deve ser liberado para julgamento. Mendes é o relator da questão.
As ações foram protocoladas no STF pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e o partido Solidariedade. As entidades contestam a constitucionalidade da Lei 1.079/1950, conhecida como Lei do Impeachment.
Para a associação e o partido, a parte da norma que trata da possibilidade de impeachment de ministros da corte não foi recepcionada pela Constituição de 1988.
As entidades também afirmam que os ministros só podem ser alvo de processo de impedimento a partir de uma denúncia da PGR. Nesse caso, a votação pelo Senado só poderia concluir pelo afastamento em uma votação de dois terços dos senadores, e não por maioria simples, como está definido atualmente.
O partido acrescentou ainda a necessidade de garantia de que o processo de impeachment não possa ser aberto em razão de votos e opiniões proferidos no exercício das funções dos ministros.
O julgamento das ações ocorrerá em meio aos diversos pedidos de impeachment de ministros do STF que foram protocolados no Senado por parlamentares aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado na semana passada a 27 anos e três meses de prisão pela trama golpista.
Cerca de 50 pedidos de impeachment contra integrantes do Supremo já foram protocolados no Senado.
Veja também
Últimas notícias

Poços de água em Maragogi recebem manutenção elétrica na segunda-feira (22)

Delegado da PF receberia R$ 27 milhões em esquema em mineração
![[Vídeo] Acusado de matar o atual da ex-companheira em Arapiraca é preso em Teotônio Vilela](https://img.7segundos.com.br/UqTJ42HoySX7C5YbKO7CtH-At2U=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-09-18-at-103931.jpeg)
[Vídeo] Acusado de matar o atual da ex-companheira em Arapiraca é preso em Teotônio Vilela

Mãe de Anthony Levy, morto envenenado pelo pai, pede condenação máxima no júri desta quinta-feira

Paciente do Sertão vê o mar pela primeira vez antes de fazer cirurgia de risco no coração

Marido de gêmea siamesa: 'As pessoas são obcecadas para saber como fazemos sexo'
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
