Politicando

Politicando

Politicando

Candidato à presidência da Uveal pede anulação de edital

09/03/2017 12h12
Candidato à presidência da Uveal pede anulação de edital

As eleições para a escolha do novo presidente da União dos Vereadores do Estado de Alagoas (Uveal) irão acontecer no dia 25 deste mês. Entretanto, duas polêmicas estão tirando o sono de quem está concorrendo ao pleito. Para formalizar uma chapa é preciso 69 nomes. A segunda é saber qual vereador está apto ou não a votar. O vereador Fabiano Leão (PMBD), que faz parte da chapa Nova Uveal, explicou para a reportagem do 7 Segundos essas controvérsias.

“Eles estão alegando que muitas Câmaras Municipais estão inadimplentes e estão impedindo que os vereadores possam votar nas eleições da Uveal. E os vereadores novatos não tem nada a ver com isso. Estamos entrando com mandado de segurança na Uveal e iremos solicitar que todos os vereadores possam votar.  Esta é a nossa batalha”, declarou.

De acordo com Fabiano Leão (PMDB), que está integra a chapa do Vereador Anizão de Murici e Domício Júnior de Jequiá da Praia, cinco chapas estão concorrendo ao pleito da Uveal e explicou a dificuldade para concluir as formalidades exigidas pela instituição.

“Hoje estão concorrendo cinco chapas para a presidência da Uveal, mas é difícil fechar uma chapa porque precisamos de 69 vereadores para compor uma chapa. E muitas não conseguem o número exigido pela Uveal. Nós estamos percorrendo todas as 102 Câmaras Municipais de Alagoas para apresentarmos as nossas propostas e a aceitação dos nossos colegas vereadores está sendo muito boa. No meu primeiro mandato como vereador eu não tinha essa expectativa e não tinha conhecimento do poder e o direito do vereador. E com o passar do tempo você acaba participando dos eventos em Brasília direcionados aos vereadores”, argumentou.

Recentemente, o candidato a presidente da Uveal, vereador Anizão, afirmou que o maior problema que alguns vereadores estão encontrando é o número mínimo exigido e isso está tornando impossíveis as montagens das chapas.

“A eleição hoje está se tornando impraticável. É preciso 69 nomes para compor uma chapa. Em cada uma das 10 subseções regionais são cinco nomes. Hoje é o maior problema do edital que foi publicado, na terça-feira da semana passada, é saber quem estão aptos para votarem. Não temos conhecimentos dessas informações. Entramos com um pedido de para que o edital que foi publicado seja modificado”, analisou.

O parlamentar pontuou que os vereadores escolham uma chapa que faça uma Uveal forte e unida. “Sugeri uma nova resolução que irá ser apreciada pelos presidentes das câmaras municipais. Não faço objeção que seja encontre um nome de consenso entre os vereadores. Esse estatuto da Uveal criou um monstro. Esse estatuto é impraticável. Se um vereador estiver inadimplente a chapa será impugnada. Por isso nós iremos pedir a anulação do edital”, disse.

Anizão finalizou dizendo que a eleição da Uveal não é partidária, ela precisa ser apartidária. Ainda segundo o edil, os vereadores alagoanos precisam ter entendimento para que haja o crescimento da nossa categoria.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos