Politicando
Câmara de Arapiraca omite informações salariais de funcionários e comissionados

A Lei Complementar 131, que é a conhecida Lei da Transparência, determina que sejam disponibilizadas, em tempo real, as informações detalhadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Mas a Câmara de Vereadores de Arapiraca tem ignorado o que manda a lei,o que é contraditório, visto que a atividade mais importante do dia a dia de um vereador é legislar, quando justamente eles são os primeiros a não cumprirem o que ordena a justiça.
A reportagem do 7 Segundos acessou o Portal da Transparência do órgão, através do link: http://www.portaldascamaras-al.com.br/arapiraca/ e existe, de fato, o pagamento de folha de pessoal com descrições, como por exemplo 'Empenho para atender despesas com folha de pessoal da Secretaria/Setor de Assessoria Jurídica e Contábil mês de março/2017' e um valor ficticio de pagamento: R$8,65.
O que esse valor significa? É justamente isso que o 7 Segundos quer saber. Na opção que tem para o internauta clicar e, de repente, acessar o arquivo detalhado, não aparece nada, como mostram os prints abaixo.
Você depois de acessar o portal, dentre as opções que existem, clica em pagamento e todos os empenhos aparecem. No caso deste print, destacamos em vermelho o pagamento referente ao tema desta matéria: folha de pessoal.
Em seguida, clica no botão azul que tem 'exportar em CSV' e um arquivo vai ser baixado em seu computador (vide rodapé no lado esquerdo desta imagem):
Mas quando o cidadão clica para abrir o arquivo aparece o print da imagem a seguir:
O 7 Segundos entrou em contato com o promotor de Justiça de Arapiraca, Napoleão Franco, que confirmou que as todas as informações precisam estar dispobilizadas online e caso isso não esteja acontecendo, há irregularidades.
A equipe de reportagem tentou insistentemente, durante dias, contato com a presidente da Casa, vereadora Graça Lisboa, o procurador da Câmara e até mesmo com a assessoria de comunicação do órgão, mas não obteve nenhum retorno, esclarecimento ou justificativa.
Veja também
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Ministro do Turismo elogia a cidade de Maragogi em evento internacional

Durante discurso, Cabo Bebeto cobra melhores condições de trabalho para os policiais militares

Grupo Coringa informa que velório de Dona Helena terá início neste sábado (15) às 15h00 no Previda

Criança de um ano morre afogada em piscina em Marechal Deodoro

Prefeito Luciano Barbosa posta nota de pesar pela morte de Dona Helena, matriarca do Grupo Coringa
