Celebridades

Marido de Paulo Gustavo presta homenagem para o falecido ator

Na postagem, ele falou da importância do humorista para a família e homenageou também a própria mãe.

Por G1 09/05/2021 10h10
Marido de Paulo Gustavo presta homenagem para o falecido ator
Marido de Paulo Gustavo presta homenagem ao falecido ator - Foto: Reprodução/Instagram

O médico Thales Bretas prestou em seu perfil em uma rede social neste domingo (9) uma homenagem à mãe e ao marido, o ator e humorista Paulo Gustavo, que morreu na última terça-feira (4), vítima da Covid-19.

Com uma foto do ator vestido como o personagem mais famoso de sua carreira, Dona Hermínia, ele publicou uma imagem de Paulo Gustavo com um dos filhos destacou a importância dele na vida da família.

“As duas maiores mães da minha vida! A primeira é a maior do Brasil. Mas representou para mim um ‘pãe’ tão atencioso, carinhoso e dedicado. Na foto ele amamentava Gael no set de filmagem! Te amo PG!”, afirmou, se referindo ao marido.

Em seguida, ele homenageou a mãe, Solange Bretas, com uma imagem de quando ela conheceu os netos.

“A outra é minha mãezinha quando conheceu os netos, a continuação da nossa família. Como você foi sempre presente e amorosa todo o tempo comigo! Tenho certeza que deu tudo o que pode. Te amo!! Amo vocês para sempre!”, disse na postagem.

Inspiração
A inspiração para Paulo Gustavo criar Dona Hermínia foi a própria mãe dele, Déa Lúcia. No sábado (8), ela agradeceu as mensagens de carinho que tem recebido e pediu que todos se protejam.

“Eternamente agradecida a todos pelas orações e carinho com minha família. Que Jesus abençoe a cada um de vocês. Usem máscara”, disse Dea ao se pronunciar pela primeira vez após a morte do filho.

O “nascimento” de Dona Hermínia foi na peça “O Surto”, em 2004. A personagem foi ovacionada e voltou na peça seguinte, “Infraturas”, com o colega de turma Fábio Porchat.

Percebendo que Dona Hermínia fazia muito sucesso entre o público durante as apresentações, Paulo resolveu criar um espetáculo dedicado a ela, em 2006. Mas Dona Déa não gostou tanto da “homenagem” logo de cara.

“Eu a chamei para assistir um dia antes do público. Ela não achou graça. ‘Não sei, Paulo Gustavo, você vai fazer isso e não vai dar certo’”, narrou o humorista.

Deu tão certo que, pela atuação no monólogo escrito por ele, Paulo foi indicado ao Prêmio Shell no mesmo ano.

Construída com base nas relações familiares que via em casa, a personagem era uma mãe muito engraçada e superprotetora, além de uma típica dona de casa que vivia para criar os filhos.

O texto foi adaptado para o cinema em 2013 e virou uma franquia de sucesso estrondoso. “Minha Mãe é uma Peça 2” foi lançado três anos depois e Paulo Gustavo venceu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de roteiro adaptado. O terceiro filme, de 2019, bateu o recorde de bilheteria nacional, com quase R$ 200 milhões de caixa.

Em todas as adaptações de “Minha mãe é uma peça” para o cinema, Paulo também trabalhou como roteirista. Somados, os três filmes venderam mais de 26 milhões de ingressos entre 2013 e 2020.

Foi com ternura que o comediante contou quando a mãe o questionou sobre sua orientação sexual durante a adolescência.

Panela na mão, indo para cozinha, ela falou assim: ‘Você é gay, Paulo Gustavo?’ Aí eu falei: ‘Sou’. Aí foi para a cozinha. Eu fui atrás dela: ‘Mãe, por quê?’ ‘Não, eu tenho medo de você sofrer na rua, mas em casa você pode ser o que você quiser, vou te amar do mesmo jeito’

Em entrevista ao programa “Mais Você”, Paulo chegou a falar, com seu jeito bem-humorado, que a mãe só queria saber dos netos.

“Mamãe começou o VT falando que enlouqueceu sendo avó, como se ela já não fosse louca né? Ela fica do lado de Thales, prefere ser avó do que ser mãe”, brincou o ator.

Como forma de retribuir toda a contribuição para sua carreira, Paulo criou a peça “Filho da mãe”, na qual dividia o palco com Dona Déa para cantar e contar histórias.