Esportes Brasil

Jogadores de time de Roraima dormem em ginásio sem energia elétrica

Por Claudio Barbosa com globoesporte.com 28/07/2016 11h11
Jogadores de time de Roraima dormem em ginásio sem energia elétrica
- Foto: Globoesporte.com

O Náutico-RR fez história no futebol roraimense ao ser o primeiro time a se classificar para a segunda fase do Campeonato Brasileiro Série D. É a melhor colocação nunca antes atingida por uma equipe local. O que deveria ser motivo de orgulho parece se transformar em algo parecido com 'castigo' para com os 10 jogadores que vivem às escuras.

O Alvirrubro que enfrenta o Atlético-AC neste sábado, às 18h (horário de Brasília) na Vila Olímpica Roberto Marinho está há 12 dias alojado no Ginásio Vicente Feola, o "Totozão" sem energia elétrica. Os atletas trocam o dia pela noite. Lá, convivem segundo os próprios jogadores com pernilongos e um calor insuportável.

O zagueiro Elton Inácio disse que nunca passou por isso. " De noite é muito calor e tem mosquitos, não dá de dormir. Quando dá umas cinco ou seis horas da manhã entramos e dormimos, e por volta das 10h levantamos" - disse ele.

No jantar, é oferecido pela diretoria do clube um panelão de comida, onde cada um se serve da forma que convém. Para iluminar o jantar, o vigia do ginásio ou o próprio presidente do clube liga um carro e foca a luz dos faróis em direção as cadeiras onde os jogadores costumam comer e bater um papo. São 10 jogadores alojados no Totozão nestas condições. Outros que vivem no município de Caracaraí não 'transpiram' essa rotina e os demais conseguem se alojar em casas de conhecidos, em Boa Vista.

O Náutico-RR terminou a primeira fase com apenas uma derrota em cinco jogos ficando em segundo lugar no grupo A3 após três empates e uma vitória. O Atlético-AC terminou a primeira fase invicto como líder do grupo A1. Foram dois empates e três vitórias. O primeiro jogo entre as equipes acontece neste sábado em Boa Vista (RR). O segundo jogo será no dia 7 de agosto, no Estádio Florestão, às 19h (horário de Brasília), em Rio Branco (AC).

Nota Oficial 

Em nota, o Governo do Roraima informou que a Seed (Secretaria estadual de Educação e Desporto) foi procurada pelo representante do Náutico-RR Adroir Bassoricci, que encaminhou no início do ano um ofício solicitando da administração do Ginásio Vicente Ítalo Feola "Totozão", a disponibilidade do alojamento durante 20 dias para abrigar, provisoriamente, jogadores vindos de outros Estados, ou até o final do Campeonato Estadual de Futebol. E que após este período, o clube abrigaria os atletas em um novo local.

Contrariando o que foi informado no documento, o elenco permanece no local, mesmo passados mais de cinco meses do prazo solicitado.  O representante do clube foi informado recentemente da impossibilidade de continuar utilizando o local para abrigar seus atletas, o que vem sendo ignorado, de acordo com o Governo do Estado de Roraima.