Fifa multa CBF por gritos homofóbicos da torcida no jogo Brasil x Colômbia
A Fifa multou a CBF em 20 mil francos suíços (aproximadamente R$ 66 mil) por conta do comportamento de sua torcida em jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo ao entoar gritos homofóbicos. O anúncio foi feito nesta terça-feira pela entidade que, além do Brasil, multou e adotou punições contra outras dez federações.
Essa foi a primeira vez que a entidade internacional adota uma sanção dessa natureza contra o Brasil, ainda que ativistas de direitos humanos continuem a acusar a Fifa de impor uma pena "simbólica", com valores baixos. O caso brasileiro se referiu à partida contra a Colômbia, em Manaus no dia 6 de setembro. A torcida foi identificada gritando "bicha" para o goleiro adversário.
Pressionada diante da Copa do Mundo na Rússia em 2018, a Fifa quer demonstrar que está agindo contra o racismo e discriminação. Na semana passada, porém, o presidente da entidade, Gianni Infantino, decretou o fim de um grupo de trabalho que havia sido criado para lutar contra o racismo no futebol, alegando que os especialistas haviam "atingido seus objetivos".
Agora, a entidade quer mostrar que está agindo e pela primeira vez pune o Brasil. Segundo ela, procedimentos disciplinares também haviam sido abertos contra Honduras, El Salvador, México, Canadá, Chile, Argentina, Paraguai, Peru, Itália e Albânia, entre outros.
A maior das penalidades foi imposta contra o Chile que, depois de já ter sido multado, voltou a cometer infrações e agora não poderá disputar o jogo do dia 28 de março contra a Venezuela no Estádio Nacional, em Santiago. Os chilenos ainda terão de pagar mais 65 mil francos (R$ 213 mil) em multa.
Para chegar às multas, a entidade disse ter avaliado os informes dos árbitros, a postura da federação, assim como as observações de grupos que monitoram o comportamento dos torcedores.
A Fifa também indica que, em alguns casos, foi levado em conta fatores "atenuantes", como o esforço de federações para criar a consciência entre seus torcedores para se evitar atos discriminatórios.
Últimas notícias
Renan Filho debate novo ciclo de desenvolvimento para Região Norte de AL
AMA conhece proposta do Sebrae para ampliar acesso dos municípios a recursos
Arapiraca recebe imersão de escrita criativa sobre criação e fracasso
MPF discute ordenamento da orla de Maragogi e proteção de restinga
Myriel Neto busca experiências para fortalecer a cultura de Maceió
Homem é preso por tentar matar irmão esfaqueado no Sertão de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Homem é morto a pedradas e pauladas no Benedito Bentes, em Maceió
