Brasil

Maceió aparece entre as cidades mais violentas do mundo, diz revista

Ranking foi organizado pelo Conselho Cidadão Para a Segurança Pública e Justiça Penal 

15/10/2012 15h03
 Maceió aparece entre as cidades mais violentas do mundo, diz revista
Divulgação
Da Redação

Duas cidades brasileiras aparecem entre as dez mais violentas do mundo. A pesquisa, organizada pela instituição mexicana Conselho Cidadão Para a Segurança Pública e Justiça Penal, apontou que Maceió e Belém estão entre as mais violentas. O levantamento foi feito com 50 cidade do mundo, na classificação completa, 14 são brasileiras.

O ranking, publicado na revista Exame, também mostrou que até a 20ª posição só aparecem cidades da América Latina. No ranking total, entre as 50 cidades, a região fica com 40. A primeira cidade fora da América Latina que aparece no ranking é Nova Orleans, nos Estados Unidos, na 21ª posição.

O estudo considerou a taxa de homicídio per capita no ano de 2011, calculada a cada 100 mil habitantes. Além disso, entraram no ranking apenas cidades com, pelo menos, 300 mil habitantes.

Confira as cidades:

San Pedro Sulas, em Honduras;

Juárez, no México;

Maceió, no Brasil: éa primeira cidade brasileira a aparecer no ranking, com uma taxa de homicídios de 135,26 em 2011. O país aparece duas vezes entre as dez primeiras posições do ranking;

Acapulco, no México;

Distrito Central; em Honduras;

Caracas, na Venezuela;

Terréon, no México;

Chihuahua, no México;

Durango, no México;

Belém, no Brasil: A segunda cidade brasileira a aparecer no ranking tem uma taxa de homicídios de 78,04. Na lista completa (de 50 cidades), também aparecem Vitória (17), Salvador (22), Manaus (26), São Luís (27), João Pessoa (29), Cuiabá (31), Recife (32), Macapá (36), Fortaleza (37), Curitiba (39), Goiânia (40) e Belo Horizonte (45).