Litoral

Jangadeiros do projeto ?Alagoas nas velas? recebem treinamento

Por Redação 10/02/2014 15h03

Técnicos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) realizaram nesta segunda-feira (10), na Colônia de Pescadores Z-1, uma palestra de conscientização para os sessenta jangadeiros que vão participar, inicialmente, do projeto “Alagoas nas velas”. O projeto, que vai ser lançado oficialmente no próximo dia 21, consiste na utilização das velas das jangadas que transportam turistas às piscinas naturais de Pajuçara para divulgar os roteiros turísticos de Alagoas.

“Esse treinamento é muito importante porque queremos que os jangadeiros sejam nossos parceiros na divulgação dos destinos”, explica uma das coordenadoras do projeto Deucila Vanja. Além de receber velas com as cores das cinco regiões turísticas do Estado (Maceió, Costa dos Corais, Quilombo, Lagoas e Mares do Sul e São Francisco), as jangadas também ganharão um “cardápio” com detalhes sobre os destinos, que pode ser consultado pelos turistas. “O papel dos jangadeiros é muito simples. Caso algum turista peça informações sobre o destino que esteja estampado na vela, basta que ele mostre o ‘cardápio’ com as informações”, informa Francis Hurst, também coordenador do projeto.

Para a presidente da Colônia de Pescadores Z-1, Maria Aparecida da Silva, a Cida, o “Alagoas nas velas” vai transformar um cartão postal de Maceió num polo e divulgação das belezas do Estado. “Esse projeto, além de deixar nossa orla ainda mais bonita, divulga o que Alagoas tem de melhor. Eu, por exemplo, fiquei morrendo de vontade de conhecer os cânions do São Francisco”, diz.

Alagoas para os alagoanos

Durante a palestra, Deucila Vanjas lançou uma proposta que foi aceita de imediato pelos jangadeiros: a inclusão do passeio às piscinas naturais no programa “Alagoas para os alagoanos”, que tem por objetivo incentivar, por meio de descontos, que os servidores públicos estaduais conheçam nosso Estado. “Essa proposta não podia ter vindo em melhor hora. Muitas vezes ficamos sem trabalho porque o turista já foi embora. Agora, vamos levar também mais alagoanos para conhecer as belezas das piscinas de Pajuçara”, agradeceu o jangadeiro José Carlos Davino, o Cacau. 

Inicialmente, apenas os 60 jangadeiros que participam do projeto “Alagoas nas Velas” integrarão o programa “Alagoas para os alagoanos”, mas a ideia é que esse número seja estendido aos cerca de 150 jangadeiros que integram a Colônia Z-1.

 

“Para isso, necessitamos do apoio dos empresários e das prefeituras, que podem patrocinar mais jangadeiros nesse trabalho de divulgação”, diz Deucila. A Setur vai ser reunir a cada dois meses com os jangadeiros para reforçar o trabalho de conscientização.